Jovens empreendedores vendem seus produtos durante Feira de Miniempresas

Atuação Social

O programa que revelou cases de sucesso de jovens empreendedores no Brasil e em todo mundo chega ao auge de sua 16ª edição em Belo Horizonte. O ItaúPower Shopping, em Contagem, receberá cerca de 400 alunos de 15 instituições de ensino públicas e privadas para a Feira de Miniempresas no dia 19 de junho, sexta-feira, de 10h às 22h.

Com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens e proporcionar uma experiência teórica e prática sobre o mundo dos negócios, o Programa Miniempresa é realizado em Minas Gerais desde 2003, quando a Junior Achievement chegou ao Estado. A Feira de Miniempresas é a oportunidade que os alunos têm de praticar a teoria que aprenderam em sala de aula com o auxílio de voluntários das áreas de produção, marketing, finanças e recursos humanos.

No total, quinze Miniempresas, venderão produtos que vão desde mini ventiladores sustentáveis, abajur, bolsas porta sacolas, relógios com pulseiras artesanais, cases para garrafinhas, porta celular portátil, adornos, suportes para mochilas, porta recados de geladeira, kit luminária, capas e suportes para celular, porta trecos, até petisqueiras. O projeto de criação de cada uma dessas Miniempresas é desenvolvido em 15 semanas com pela Junior Achievement de Minas Gerais (JAMG), com o apoio de voluntários com experiência no mundo dos negócios, treinados e acompanhados pela equipe JAMG.

Catarina Lutero, Gerente Geral da JAMG, fala sobre a importância do programa na vida dos jovens. “O jovem quando é estimulado responde à altura. Hoje, temos ex-alunos que são mantenedores da junior achievement, participando como acionistas das empresas que estão surgindo. Parece uma atitude simples, mas programas como o Miniempresa têm a capacidade de mudar o destino de muitos jovens”, considera Catarina.

As instituições de ensino participantes do programa são: Colégio Claretiano, Colégio Dona Clara, Colégio Helena Bicalho, Colégio Maximus Palmares, Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário, Colégio Regina Pacis, Colégio Sagrado Coração de Maria, Colégio Santa Dorotéia, E. E. Maurício Murgel, E. E. Ordem e Progresso, E. E. Presidente Dutra, E. E. Professor Leopoldo de Miranda, E. E. Pedro II, Escola Alternativa e Projeto Jovens Profissionais do Instituto Unimed-BH.

O Miniempresa

O programa Miniempresa, da junior achievement, proporciona aos alunos a experiência prática em economia e negócios, na criação e operação de uma empresa. A instituição gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma organização convencional com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e liderança.

O programa é realizado durante quatro meses. A empresa criada pelos alunos tem suas ações vendidas, de acordo com o capital inicial estipulado, e paga impostos em valores correspondentes aos mesmos valores pagos por empresas atuantes no mercado brasileiro. Ao final do programa, o valor dos impostos é revertido para uma instituição de caridade escolhida pelos alunos participantes.

Com a estrutura da organização pronta, aprendem a fazer o produto que será comercializado. Depois, expõem seus produtos em uma feira, normalmente realizada em shoppings, que representa o auge dos negócios e a grande oportunidade que os estudantes têm de garantir o sucesso da organização e lucros para os acionistas.

Ao final, é feito um balanço dos resultados, além da devolução do valor investido com rendimento para cada um dos acionistas, caso tenha havido, calculado de acordo com os lucros alcançados.

Mais informações: http://jabrasil.org.br/jamg/programas/miniempresa