Grandes Eventos realizados na Savassi

Atuação Social

A Savassi sempre atraiu pessoas baseada na sua formação cultural, gastronômica e comercial. Eventos envolvendo um desses três pilares sempre existiram na Savassi. O diferencial é que, depois da revitalização da região, alguns desses eventos estão tomando proporções gigantescas que preocupam os órgãos públicos, entidades representativas, lojistas e moradores.

“A Savassi hoje é um atrativo natural para grandes eventos. Muitas pessoas dizem: vamos para a Savassi porque lá pode tudo. E não é assim que funcionam as coisas”, quem disse isso é o presidente da Belotur, Mauro Werkema, que esteve presente na reunião do Conselho Regional CDL Savassi, realizada na sexta-feira, (13), sob a presidência do diretor Alessandro Runcini.

Runcini acredita que poderia ser formado um grupo de governança englobando diversos setores para debater e avaliar os eventos que são realizados na região. “Nós queremos eventos, mas que sejam com o nosso perfil, com o crivo desse conselho de moradores, lojistas, entidades e órgãos públicos”, justifica o presidente.

O vice-presidente da CDL/BH de Relações Institucionais, Anderson Rocha, alertou os presentes do risco que se corre em querer evitar que determinados eventos sejam realizados. “Hoje em dia, os eventos são organizados pelas redes sociais. Eles acontecem independentes da nossa vontade. Seria muito pior um evento com ínumeras pessoas e sem uma estrutura”, explicou Rocha.

Segundo Werkema, a Belotur tem tido um forte diálogo com diversos atores que contribuem para o crescimento da Savassi, como a CDL/BH, Polícia Militar (PM), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e BHtrans. Para ele, o grande teste de fogo foi o carnaval deste ano. “O carnaval tomou uma amplitude tal que nunca imaginávamos, tínhamos cerca de 200 blocos de rua”, enfatiza Werkema.

O presidente da Belotur acredita que esse resultado é o suficiente para que haja um cuidado ainda maior e seja feito um planejamento melhor. “Nós estamos criando um núcleo de informações do carnaval, onde um grupo debate experiências dos carnavais passados, reune informações, discute ações em prol de um melhor planejamento”, alertou Werkema.

Alguns moradores presentes na reunião do Conselho reclamaram da forma como o carnaval foi realizado na Savassi. Foi consenso entre eles que o acesso dos moradores da região foi praticamente extinto, com enorme dificuldade principalmente de entrada e saída de veículos nos edifícios.

O vice-presidente de regiões comerciais Marco Antônio Mendonça Gaspar disse que houve uma evolução muito grande do carnaval de 2015 em relação ao do ano passado. Um exemplo citado por ele é o número de banheiros químicos que foi bem maior. “Quando uma cidade começa a ficar atrativa a tendência é que isso aumente e temos que nos preparar para isso”, comentou.

Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, todas as pessoas que vivenciam a Savassi devem ser ouvidas. “Estamos diante de um grande desafio, o ideal é ter um equilíbrio, porque a Savassi não pode ser só para os moradores, só para o comércio ou só para eventos”, finalizou.

Novo comandante da PM na Savassi

Durante a reunião do Conselho CDL Savassi foi apresentado o novo comandante da 4ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Major Renato Salgado Cintra Gil. Ele informou que o número de crimes violentos na Savassi diminuiu 20% de outubro de 2014 a janeiro deste ano, isso depois da criação da rede de comerciantes protegidos pelo aplicativo Whatsapp.

Ele citou que atualmente 160 lojistas da região estão presentes em dois grupos do aplicativo. “O whatsapp contribuiu positivamente para a prisão de diversos meliantes que estavam cometendo delitos, roubos, furtos e arrombamentos de veículos", enfatizou.

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing