Fundação CDL realiza mais uma edição do projeto Sorridente

Atuação Social

No dia 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Sorriso e, pensando nisso, no dia 30 de abril, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a ação do Programa Sorridente, durante a qual foram atendidas 55 crianças, com idades entre 7 e 14 anos, residentes em instituições de acolhimento (locais onde moram as crianças retiradas do convívio familiar pelo Poder Judiciário). A ação foi realizada no período da manhã, na área de lazer da Instituição Irmão Sol (Bairro Trevo / Pampulha).

Nesse dia, as crianças realizaram um circuito educativo sobre saúde bucal, que incluiu: pescaria de bactérias com o Grupo PEPO; gincanas e brincadeiras com a temática de saúde bucal; apresentação da Estação Teatral sobre alimentação saudável e cuidados com saúde; aula teórica sobre escovação com o CRO/MG; distribuição de kits odontológicos do CRO/MG (escova de dente, creme dental, fio dental e folheto informativo); escovação supervisionada por dentistas voluntários; avaliação, diagnóstico e triagem das crianças pelo CRO/MG; palestra ministrada pelo Grupo Pepo para os educadores sociais. A Fundação CDL Pró-Criança ofereceu, ainda, lanche e transporte gratuito para as crianças.

O coordenador da Associação Irmão Sol, Frederico Suppa Costa, fala da importância desse tipo de ação para as crianças acolhidas. “Eu acho importantíssimo esse tipo de ação, fruto da parceria entre a Fundação CDL, o CDL Jovem e o Conselho Regional de Odontologia. Ter esses dentistas voluntários aqui foi muito importante para ensinar e valorizar a questão da saúde bucal da higiene para as crianças. Além disso, esse é um momento de participação de integração também e isso só valoriza e dá mais confiança, mais estímulo, a essas crianças e adolescentes a participarem cada vez mais das nossas atividades e eventos, a se integrarem à sociedade, a não ficarem só internos dentro das unidades. Essa parceria foi muito importante para nós e esperamos que ela se perpetue por muito tempo!”

A coordenadora do Programa Educativo de Prevenção Odontológica – PEPO, Mônica Barreto, ressalta que “o Programa Sorridente é um trabalho maravilhoso desenvolvido pela Fundação CDL. Essa ação foi muito importante para a motivação das crianças das instituições de acolhimento, para a promoção de saúde e uma contribuição para um futuro melhor e para que eles tenham sorrisos brilhantes! Parabenizo a Fundação CDL por este essa iniciativa, que vai fazer grande diferença na vida dessas crianças. Parabéns!”

A Secretária Geral do CROMG, Vânia Araújo, também parabeniza a Fundação pelo trabalho desenvolvido: “gostaria de parabenizar a Fundação CDL, por iniciativas como essa que visam cuidar dos que mais precisam. A comunidade Odontológica, por meio do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, apoia iniciativas de promoção da saúde e os esforços para melhorar a qualidade de vida das crianças em situação de vulnerabilidade social. Cuidar do sorriso dessas crianças é cuidar da autoestima, da dignidade e do futuro. Contem sempre com a gente!”

O dentista e membro do CDL Jovem, Raphael Tavares, comenta os resultados da ação: “foi muito bacana participar desse projeto, que trouxe para essas crianças uma noção de como cuidar da boca. Conseguimos aperfeiçoar a forma de escovação e conscientizar as crianças, contando com a ajuda do grupo PEPO, do teatro e da gincana, o que ajudou a reter a atenção das crianças e passar os ensinamentos em uma linguagem que elas entendem. As crianças se divertiram bastante e, com essa mistura da equipe toda motivada, com o projeto em si, com o planejamento bastante aprofundado e com o apoio do CRO, nós conseguimos ter muito sucesso com o projeto! E isso, acredito que, daqui pra frente, a tendência do projeto é só crescer, porque, com essas pessoas, é quase impossível de dar errado!”

A cerimônia de abertura foi feita pelo vice-presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Leonardo Braga, além de dar as boas-vindas aos participantes, promoveu os devidos agradecimentos aos parceiros e patrocinadores do evento e a entrega dos certificados. A ação do Sorridente contou, ainda, com a participação do diretor de assuntos institucionais da Fundação CDL Pró-Criança, José Maria Cunha; do gerente institucional da Fundação, Rodrigo Martins; do vice-presidente do CDL Jovem, Daniel Froes; dos membros do CDL Jovem, Ângelo Simão e Raquel Ferreira; dos dentistas Ana Paula Alves, Izabella Queiroz e Raphael Tavares; dos membros da Comissão  Valorização do CRO/MG; da coordenadora do Grupo PEPO, Mônica Barreto; e dos educadores sociais das instituições de acolhimento.

A Fundação CDL Pró-Criança agradece a todos os voluntários e às empresas patrocinadoras: CDL Jovem | CDL/BH | CRO-MG | Editora Dimensão | Estação Teatral | Estância da Gula | O Boticário | OralDent | OdontoLar | PEPO | SESC | Teixeira Turismo.

UM POUCO DE HISTÓRIA – O Programa Sorridente foi criado em 1990, em parceria com o CDL Jovem, e tem como objetivo promover a saúde bucal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações odontológicas preventivas. Desde sua criação, o Programa já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana.