Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Formação empreendedora

Atuação Social


A maior e mais antiga organização de educação prática empreendedora do mundo, a junior achievement, foi o principal tema abordado na reunião quinzenal do CDL Jovem, realizada nesta quarta-feira (20). A gerente geral, Catarina Lutero, esteve presente para apresentar a instituição e seus projetos.


Presente em 124 países, com mais de 10 milhões de jovens capacitados, a Junior Achievement é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Ela está presente em Minas Gerais desde 2003, tendo a CDL/BH como uma de suas mantenedoras, e já beneficiou mais de 130 mil jovens, com a colaboração de 7.500 voluntários em mais de 20 cidades.

Segundo Lutero, atualmente os jovens não têm expectativa de futuro, não conseguem traçar objetivos claros e assumir os riscos de serem responsáveis pela própria vida.  “A Junior vem para dar um empurrão, desenvolver as habilidades e competências desses jovens para que possam traçar o seu futuro”, afirmou.


De acordo com Lutero, 14 programas da Junior são aplicados em sala de aula para alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Superior no estado, todos ministrados por voluntários. Por meio do método “aprender fazendo”, os alunos vivenciam na prática os conceitos sobre empreendedorismo.


De acordo com a gerente geral, a Junior Achievement traz inúmeros benefícios para as empresas mantenedoras. Com a organização, as empresas trabalham a responsabilidade social, ao investir na educação, indo além de apenas gerar lucro, gerando visibilidade institucional.


Para os voluntários, a Junior Achievement propicia o desenvolvimento da liderança, o exercício da oratória, o desenvolvimento do relacionamento interpessoal, entre outros benefícios.