E-social traz mudanças para empresas

Atuação Social

O Conselho Consultivo da CDL/BH recebeu a participação do contador Filemon Augusto de Oliveira. Ele apresentou os detalhes do e-social e esclareceu as diversas dúvidas a respeito do assunto. A reunião semanal do Conselho Consultivo foi realizada dia 23 de abril na CDL/BH.

Filemon explicou que o e-social é a unificação das informações prestadas ao governo referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.  “O objetivo é unificar tudo em arquivos de modelos digitais. A diferença será que o empresário não vai mais registrar informações sobre aquilo que já passou, tudo o que ele informar sobre sua empresa será no momento em que ocorre”, explica.

O contador expõe que um ponto de facilidade para o empresário será a burocracia menor. “A vantagem é que você vai enviar todas as informações num único arquivo. Isso vai padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição das informações”, fala Filemon. Já um ponto de dificuldade é que “as empresas terão que se planejar mais e fazer uma seleção mais criteriosa dos funcionários para evitar retrabalhos”, justifica.

Uma das mudanças com a implantação do e-social será a extinção da carteira de trabalho. No lugar dela, cada trabalhador terá seu próprio portal na internet com todos os seus dados trabalhistas. Além disso, o cidadão terá um cartão em que o CPF será agregado ao PIS, o que vai dar muito mais legitimidade aos seus dados.

O empregador também terá o próprio portal, onde terá todas as informações da empresa, informando quantos empregados há na empresa, qual o tipo de benefício que cada colaborador possui, se existe algum empregado afastado por acidente de trabalho, por licença maternidade ou com aposentadoria especial.

O prazo inicial previsto para a implantação do e-social era junho de 2012. Segundo o contador, um novo prazo de implantação está previsto de acordo com as datas abaixo. Uma dica que ele dá para o empresário é se o quanto antes. “Não deixem para última hora, pois pode faltar contadores para atende-los”, concluiu.

Previsão de implantação do e-social

Até janeiro de 2016 – adesão voluntária das empresas;

Até julho de 2016 – adesão das empresas com faturamento anual de até R$78 milhões;

Até janeiro de 2017 – demais empresas.

Informações: Acesse http://www.esocial.gov.br/  para tirar dúvidas sobre o eSocial

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing CDL/BH