Cultura em Destaque

Atuação Social

O Conselho CDL Savassi apresentou em sua reunião mensal dois grandes expoentes da cultura belo-horizontina e mineira, um deles é o já tradicional Savassi Festival e o outro é o Circuito Cultural Praça da Liberdade, com previsão de grandes lançamentos para 2012. A reunião do Conselho CDL Savassi foi realizada na sede da CDL/BH nessa segunda-feira, 18 de junho.

A gerente adjunta do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Cláudia Bolognani, apresentou os espaços que já estão disponíveis para visitação pública, que são eles: o Espaço Tim UFMG do Conhecimento, Museu de Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública e o Museu Mineiro. O Palácio da Liberdade também está disponível para visitação, mas a gerente alerta que os horários estão sendo reajustados para melhor receber o público.

Segundo Cláudia Bolognani, o Centro de Arte Popular da Cemig, na rua Gonçalves Dias, inaugurado no dia 19 de março, é somente um dos espaços que serão lançados em 2012. O circuito terá este ano o lançamento também do Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa Fiat de Cultura, espaço para receber grandes eventos, Inhotim Escola, Museu do Automóvel, nos jardins do Palácio Tiradentes, e o Centro de Apoio ao Turista.

A representante do Circuito disse que a intenção agora é apresentar as diversas opções culturais disponíveis na Praça da Liberdade. “Ao longo dos anos, os belo-horizontinos e os mineiros tiveram a percepção dos prédios da Praça como sendo da administração pública. Nós temos que mudar essa mentalidade nas pessoas. Nós vamos elaborar um plano de comunicação, com portal e todo o material necessário para a divulgação do Circuito”, argumentou Bolognani.

O vereador Fábio Caldeira (PSB), presente na reunião, elogiou todo o conjunto do Circuito Cultural, mas alertou para a importância de investir em infraestrutura para que o turista tenha condições de chegar e permanecer na cidade. “São deficiências nossas que precisamos superar. A Copa do Mundo vai deixar um grande legado para o município. Só na Savassi estão sendo construídos sete hotéis, isso reflete em mais emprego, mais renda e mais consumo, gerando um círculo virtuoso de crescimento”, explicou Caldeira. Ele também se colocou a disposição de todos, inclusive da CDL/BH, para que juntos possamos construir uma legislação mais moderna, que não atrapalhe o crescimento do município.

O idealizador do Savassi Festival 2012, Bruno Golgher, apresentou na reunião os detalhes do festival de jazz. “Esperamos um público de 40 mil pessoas e a arrecadação de 40 toneladas de alimentos. O Festival, passo a passo, vem se desenvolvendo. Este ano, houve um grande salto, nada melhor para comemorar dez anos do evento, esclarece Golgher. Segundo ele, o festival ocupará um grande espaço na Praça da Liberdade e sete quarteirões da Savassi, com quatro palcos, banheiros e área de alimentação.

“Hoje o Savassi Festival é o maior festival de Jazz do mundo, está se tornando super conhecido fora do país. Em 2012, serão 85 shows e 16 workshops. Para a Savassi e para BH, é muito importante essa internacionalização, nós levamos o nome do principal bairro de Belo Horizonte para o mundo”, enfatizou Golgher.  Este ano, as atrações do Savassi se concentram na última semana de julho, do dia 23 ao dia 29.

Com a proximidade do Circuito Cultural Praça da Liberdade e a região da Savassi, onde acontece o festival de jazz, entre outros eventos, o diretor do Conselho, Alessandro Runcini, expôs mais uma vez a intenção de se “criar um corredor cultural entre a Praça da Liberdade e a Savassi, com esculturas de grande porte para delinear uma conjunção entre esses dois ambientes, que são referência cultural, comercial e gastronômica”. Segundo a gerente adjunta do Circuito Cultural, a proposta é muito interessante. Para isso, é necessário o envolvimento de diversos setores e a elaboração de um projeto para execução.