Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Corredor Cultural entre Savassi e Praça da Liberdade

Atuação Social


“Há mais de dois anos tivemos a ideia de fazer um corredor cultural entre a Praça da Liberdade e a Praça da Savassi para criar uma maior sinergia entre a cultura, gastronomia e o comércio”. Iniciou o assunto o coordenador Alessandro Runcini na reunião do Conselho CDL Savassi realizada nesta sexta-feira, 13 de setembro, na sede da CDL/BH.


Runcini explicou que o corredor cultural seria na Avenida Cristóvão Colombo, no trecho que liga a Praça da Liberdade até a Praça Diogo de Vasconcelos, conhecida popularmente como Praça da Savassi. A ideia seria colocar esculturas de grande porte ao longo da avenida ou a exposição de gravuras de artistas famosos, transformando a avenida num espaço cultural e criando um elo entre as duas praças. 


 


O coordenador acredita que o primeiro passo para a estruturação do corredor foi dado. Um encontro realizado semana passada com Gustavo Caram, diretor operacional do Circuito Cultural Praça da Liberdade, e o convite para que ele participasse da reunião do Conselho Savassi desta sexta-feira. “Finalmente tivemos um encontro com o Gustavo para estimular a sintonia com o Circuito Cultural e para que as ideias tomem forma”. 


 


Gustavo Caram apresentou detalhes do Circuito Cultural Praça da Liberdade para os presentes. Ele expos que, com a inauguração do Circuito Cultural Banco do Brasil, o circuito da Praça da Liberdade se tornou o maior complexo cultural do país. “Atualmente, nove espaços estão abertos ao público e daqui a dois anos serão 16 espaços”, afirma.


 


Ele expos também que em 2010 os museus do circuito cultural receberam cerca de 400 mil visitantes, já no ano passado esse número saltou para 720 mil pessoas. “A nossa meta é de um milhão de visitantes em 2014”, espera Caram.


 


“A criação do corredor é sensacional, ele faria esses turistas circularem, caminharem. O corredor seria um chamariz mesmo para isso, interligando tudo e ainda poderíamos ter informações turísticas e do comércio ao longo do corredor”, acrescentou a representante da Belotur Isabel Dayrell


.


O coordenador Runcini concluiu propondo a criação de um grupo de estudo com representantes de diversos setores para viabilizar a criação de um projeto para o corredor cultural.