Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Contagem Regressiva

Atuação Social


Os vice-presidentes da CDL/BH, Anderson Souza Rocha e Marcelo de Souza e Silva, estiveram presentes nesta segunda-feira, 04 de junho, no evento que marcou a contagem regressiva de 200 dias para a conclusão das obras do Mineirão. Na ocasião, o Governador Antonio Anastasia inaugurou a maquete do novo estádio e o içamento de uma das 88 hastes de sustentação da nova cobertura. O evento também teve um coral formado por 200 crianças.


Dos 12 estádios previstos para sediar os jogos da Copa 2014, o Mineirão será o primeiro a ficar pronto. A previsão é de que a obra seja entregue pela Minas Arena, no dia 21 de dezembro de 2012. Já foram concluídas 62% da obras.


Iniciado em outubro de 2011, o trabalho de reforço da estrutura deu início à preparação para instalação da nova cobertura. Nessa etapa, foi reforçada a estrutura que hoje recebe cabos de aço tensionados a uma força equivalente ao peso 150 toneladas que aumentam a capacidade de suporte da estrutura. Foi necessário, inclusive, fazer um reforço na fundação do estádio. O trabalho será executado por cerca de 100 operários especializados. Será uma cobertura feita com estruturas mais leves, material com alto desempenho e esteticamente agradáveis.


A nova cobertura será um prolongamento de 26 metros da estrutura já existente, fazendo com que todos os assentos fiquem cobertos. A cobertura contará ainda com uma película auto-limpante, a qual tem a propriedade de deixar passar a luz, o que é essencial para o gramado, mas dissipará o calor.


A estrutura será, ainda, um exemplo de sustentabilidade. Calhas coletarão água da chuva para reutilização no próprio Mineirão.


A cobertura do Mineirão também será transformada em uma usina solar. Essa usina terá potência aproximada de 1,5 MW e será composta por placas fotovoltaicas, montadas sobre a cobertura de concreto do estádio. A energia gerada será capaz de atender 1.200 consumidores com consumo médio mensal de 150 KWh. Essa energia será injetada na rede de distribuição da Cemig, podendo abastecer o próprio Mineirão ou ser comercializada pela Cemig com clientes livres.


Com essas placas, o Mineirão aplicará o mesmo tipo de tecnologia usada pelos mais bem conceituados do mundo como o Wankdorf, em Berna (Suiça), o Badenova, em Freiburg (Alemanha) ou o Werder Bremen, em Bremen (Alemanha).


Fonte: Governo de Minas