Conservação da Savassi

Atuação Social

Infelizmente em nosso país, além da corrupção, superfaturamentos, atrasos e outros problemas que enfrentamos cotidianamente, as obras públicas depois que finalmente saem do papel e são inauguradas, enfrentam mais um obstáculo, a conservação do espaço.

Dois pontos são importantes para destacar a respeito disto: o primeiro seria a manutenção por parte da empresa ou órgão público responsável e o segundo, a educação das pessoas que frequentam determinado local.

A região revitalizada da Savassi pode ser o local ideal para exemplificar o contexto acima. A área, que passou por uma grande reforma há 13 meses, já apresenta desgastes. Para falar sobre o assunto, o coordenador do Conselho CDL Savassi, Alessandro Runcini, recebeu na última sexta-feira, 10 de maio, a secretária adjunta da Regional Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte, Nilda Maria Xavier Pires, durante a reunião mensal do Conselho.

Runcini citou algumas das reclamações que lojistas e moradores vem fazendo ao Conselho, como fontes sujas, buracos nas pedras portuguesas, falta de lixeira, cinzeiros e lâmpadas estouradas.

“Isso é muito bacana, nós precisamos de vocês cobrarem, pois somos parceiros”, relatou Nilda Xavier. A secretária confessou que realmente há problemas, mas que soluções estão sendo buscadas. Segundo ela, um mutirão da PBH esteve na Savassi na última semana e fez pequenos reparos, como recomposição das calçadas, lavagem de bancos e fontes. Além disso, um contrato específico para a manutenção da Savassi está sendo elaborado.

Apesar disso, um problema persistente é “o índice de vandalismo muito grande. Tivemos que impermeabilizar os bancos por causa das pichações, antes mesmo da inauguração, e os canteiros são pisoteados constantemente”, expôs Xavier. Ela explica que a recomposição do paisagismo, por exemplo, pode ser refeita pela PBH, mas corre o risco de ser danificado novamente, e aí é dinheiro público que está sendo jogado fora.

O coordenador Runcini cobrou apoio da guarda municipal para que haja maior fiscalização nos pontos críticos de depredação e sugeriu que se fizesse uma campanha de conscientização na região da Savassi para a preservação do local.

Nilda Xavier acredita que possa ser realizada a campanha e prometeu entrar em contato com o setor de comunicação da PBH para propor a ação. Ela também deixou o contato para eventuais solicitações. Runcini lembrou também que a CDL/BH tem o serviço do Balcão de Relacionamento, que intermedia as solicitações dos lojistas e moradores de qualquer região de BH junto aos órgãos públicos e concluiu dizendo que "nós mesmos devemos cuidar da Savassi para depois conbrarmos da prefeitura".

Contato Regional Centro Sul

Telefone: 156 / 3277-4911