Conselho Municipal de Turismo apresenta balanço da Copa das Confederações

Atuação Social

Na manhã desta terça-feira, 30 de julho, no auditório da Belotur, o Vice-presidente Anderson Rocha e o diretor Leonardo Braga juntamente com os integrantes do Conselho Municipal de Turismo tiveram a oportunidade de ouvir um balanço geral da Copa das Confederações feito pelo secretário municipal extraordinário para a Copa do Mundo, Camilo Faga e também, receberam o calendário turístico atualizado com todos os eventos a serem realizados em Belo Horizonte no próximo semestre.

Camillo Fraga alertou sobre os pontos que devem ser trabalhados para preparar a cidade para 2014, como a captação de grandes seleções, mobilidade, ações de promoção e recepção de jornalistas e operadores de viagem nacionais e estrangeiros. "A Copa do Mundo é um grande momento para impulsionar o turismo em BH e tornar a cidade conhecida no cenário internacional. O trabalho em conjunto com os profissionais do setor turístico e os órgãos públicos é fundamental para identificar oportunidades e discutir novas ações para o ano que vem".

O secretário ressaltou ainda que, para 2014, a meta é atrair pelo menos três seleções para treinamento e hospedagem na capital mineira. “Temos plenas condições de abrigar duas grandes seleções, pois Belo Horizonte possui o melhor e o terceiro melhor centro de treinamento do Brasil, que são, respectivamente, a Cidade do Galo e a Toca da Raposa II”, completou.

Também durante a reunião, o presidente da Belotur, Mauro Werkema, apresentou aos conselheiros do COMTUR o Calendário Anual de Eventos de Belo Horizonte, uma publicação da Belotur com todos os eventos de entretenimento, técnico-científico, congressos, feiras, dentre outros, realizados na capital mineira.

De acordo com Werkema, é necessária a colaboração das entidades e, principalmente, dos hoteleiros para alimentação do calendário, que serve de norteador e planejamento para toda a cadeia produtiva de prestação de serviço da cidade. “O setor hoteleiro realiza vários eventos em suas salas de convenções e espaços para eventos. Queremos que estes eventos integrem a programação oficial da cidade e que tenhamos uma oferta qualificada e diversificada na capital”, completou.

Planejamento BH Convention Bureau – Também durante a reunião do Conselho, o vice-presidente da diretoria executiva do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB), Rodrigo Mangerotti, apresentou o Mapa Estratégico da entidade e detalhou cada uma das suas quatro perspectivas: Financeiro, Clientes, Processos Internos e Pessoas e Gestão do Conhecimento. Segundo ele, “a nova estratégia para organizar e desenvolver o turismo em BH é baseada na comunicação entre parceiros, no envolvimento entre as entidades da cadeia produtiva do setor, no planejamento e na pesquisa”, disse o diretor que ressaltou ainda as três principais bandeiras da entidade: competitividade, identidade do destino e capacitação da cadeia líder.

O Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte – O COMTUR-BH foi criado no âmbito da lei 1.573, de 12/11/1968 para deliberar sobre a política municipal de turismo e as ações decorrentes. Os objetivos são promover a governança do turismo na capital mineira com agentes de turismo e ampliar o relacionamento com a trade. O Conselho é formado por 26 membros, sendo 11 representantes do poder público e 15 membros da sociedade civil.

Fonte: Belotur