Conselho CDL Hipercentro recebe Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais

Atuação Social

O diretor do Conselho Regional CDL Hipercentro, Jonísio Lustosa, recebeu o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Marco Antônio Badaró Bianchini para a reunião mensal do Conselho. O comandante ouviu críticas, elogios e explicou as ações da Polícia Militar para melhoria da segurança na região do Hipercentro e em Belo Horizonte.

A reunião foi realizada nesta terça-feira, 10 de novembro, na sede da CDL/BH.

Jonísio pontuou para o Comandante a reclamação de diversos lojistas e da sociedade em geral sobre a diminuição no número de policiais nas ruas. Outro ponto citado foi a sede da 6ª Companhia da Polícia Militar (PM), que segundo Lustosa estaria em condições precárias de utilização. O diretor da CDL/BH citou ainda a utilização do Drone para o policiamento do Hipercentro.

Referente a diminuição de policiais, o coronel Bianchini reconheceu que o número atualmente é muito menor. Somente de 1º de janeiro até hoje são 1900 policiais a menos em Belo Horizonte, devido a remanejamentos e aposentadorias. Ele explicou que, mesmo com a crise econômica, o governador Fernando Pimentel autorizou a abertura de concurso para 1590 novas vagas de policiais.

O comandante explicou que é importante policiais nas ruas para aumentar a sensação de segurança. Mas, além disso, o objetivo é fazer uma PM mais próxima da sociedade. “Eu quero a participação maior da Polícia Militar junto ao cidadão de bem e 85% das nossas atuações têm que ser voltada para esse cidadão e para isso eu tenho que descentralizar serviços e fazer um trabalho regionalizado”, afirmou.

Já em relação ao uso do Drone para o policiamento, o Comandante Bianchini disse que há entraves burocráticos, ele se comprometeu a destravar essas pendências e colocar o equipamento para testes. Apesar disso, ele disse que é importante montar uma logística para acompanhamento das imagens do Drone. “Não adianta colocarmos câmeras do Olho Vivo ou Drone, se não tivermos policiais para monitorá-los”, explicou cel. Bianchini.

Sobre a sede da 6ª Companhia da Polícia Militar, o Comandante explicou que a Prefeitura de Belo Horizonte cedeu um terreno para a construção de uma nova sede. Apesar disso, ele explicou que ainda é cedo para falar quando será entregue a nova sede.

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing