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Complexo do Mineirão

Atuação Social


 


As perspectivas de uso e exploração do novo complexo do Mineirão foram apresentadas na reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH realizada nesta quinta-feira, 23 de maio, na sede da Entidade. O presidente do consórcio Minas Arena, Ricardo Barra, esteve presente para abordar o assunto.


 


A empresa Minas Arena foi a responsável pela execução das obras de reforma e modernização do Mineirão, por meio de contrato de parceria público-privada (PPP) firmado com o Governo de Minas. Ela é formada pelas construtoras Construcap, Egesa e HAP Engenharia, e tem o direito de explorar a comercialização do complexo e estruturas coligadas por 25 anos.


 


De acordo com Barra, o Brasil está vivendo um momento especial graças aos dois grandes eventos que sediará nos próximos anos, a Copa do Mundo Fifa de 2014 e as Olimpíadas em 2016. Com isso, a economia tem crescido e o mundo tem olhado para nosso país de maneira diferente, e temos que aproveitar esse momento. Neste cenário, o brasileiro tem dado mais valor ao lazer, tem procurado por eventos de qualidade, como shows, eventos esportivos, espetáculos teatrais, e precisamos de locais adequados para que esses eventos aconteçam.


 


O presidente afirma que o público nos jogos de futebol também tem crescido nos últimos anos, em média 8% ao ano, por conta do retorno dos grandes craques para os clubes brasileiros, e também graças à modernização dos estádios. E a perspectiva é que esse número cresça ainda mais. Na Alemanha, segundo Barra, houve aumento de 40% do público nos estádios após a Copa realizada lá em 2006. 


 


Mas além dos jogos de futebol, após a reforma do Mineirão, Belo Horizonte entrou para a rota dos grandes shows internacionais, a exemplo das apresentações recentes de Elton John e Paul McCartney. “Temos mercado para esse tipo de evento, o mineiro está disposto a pagar por isso”, afirma. 


 


Além disso, o complexo do Mineirão complementa sua receita com a exploração comercial do espaço nos dias em que não há jogos, patrocínio e publicidade, vagas de estacionamento, locação de lojas, produção independente de eventos e camarotes. E planeja no futuro a instalação de cinemas, feiras, convenções, escritórios, exposições e a promoção de outros esportes e eventos culturais. “O Mineirão representa hoje um grande potencial de negócios, envolvendo a economia como um todo, atrai turistas e o comércio também se beneficia com isso. É uma nova realidade para o Brasil que está surgindo com a modernização de seus estádios”, diz.


 


Hotéis, prédios comerciais, shopping, parques temáticos, lazer noturno, espaços para práticas esportivas também podem surgir, como exploração do espaço no entorno das arenas do Complexo.


 


Mais informações no site: www.minasarena.com.br