Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Comércio Sustentável

Atuação Social

O projeto Comércio Sustentável, elaborado pelo CDL Jovem e desenvolvido pela CDL/BH, foi apresentado no Workshop do ICLEI 2012, realizado na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta quarta-feira, 13 de junho, com a presença do prefeito Márcio Lacerda, professores de instituições de ensino, representantes de entidades de classe e órgãos governamentais.
 

Durante a apresentação, a vice-presidente de capacitação do CDL Jovem, Raquel Ferreira, e o assessor Institucional da CDL/BH, Joel de Souza Matos, destacaram o objetivo do projeto que visa à conscientização do comércio da Capital, sociedade e empresas sobre a importância da reciclagem do lixo. O assessor expôs a ação inicial do projeto de varrição simbólica da Savassi, realizada na última quarta-feira, 06 de junho, e enfatizou que a intenção é ampliar para outras regiões da Capital. 

O Workshop foi uma prévia sobre como será o ICLEI, (sigla em inglês para “'International Council for Local Environmental Initiatives” ou “Governos Locais pela Sustentabilidade”), que é intitulado como Congresso Mundial de Sustentabilidade. Realizado de três em três anos, o evento acontece em Belo Horizonte a partir desta quinta-feira, 14 de junho, até domingo, dia 17, sendo a Capital mineira a primeira cidade da America Latina a sediá-lo. O Congresso é uma preparação e definição de temas para a Conferência das Nações Unidas, Rio +20, que acontece entre os dias 20 e 22 de junho no Rio de Janeiro.

Ao todo, o ICLEI reúne mais de 1200 cidades de cerca de 60 nacionalidades diferentes. O Congresso Mundial será uma oportunidade para que prefeitos, representantes de Governos locais, organizações internacionais, governos nacionais, financiadores e outros parceiros se reúnam e compartilhem conhecimentos, troquem experiências, se capacitem e participem de visitas técnicas e exposições.

O evento viabiliza o debate sobre a questão ambiental e a sua interatividade com aspectos políticos, econômicos, urbanos, sociais e culturais, repensando sua força transformadora para gerar a paz e o desenvolvimento sustentável.

O vice-presidente de Relações Institucionais da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, também participou do Workshop do ICLEI, durante a cerimônia de abertura do evento junto com o prefeito Márcio Lacerda.