Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Comércio Sustentável

Notícias gerais


O comércio sustentável tem a finalidade de desenvolver um programa institucional estadual voltado para sustentabilidade, é um importante mecanismo para mobilizar as comunidades, desenvolvendo parcerias com o poder público e ressaltando a participação indispensável do cidadão no aprimoramento sustentável do município. Destacando que o sucesso e alcance dos objetivos do processo são baseados no apoio do comércio e da sociedade em geral.




OBJETIVO GERAL DO PROJETO:


Promover por meio da CDL BH a sensibilização dos comerciantes e da população em geral para as questões relacionadas ao correto descarte do lixo. Demonstrando na prática que uma coleta seletiva pode se tornar um hábito de inúmeros benefícios para sociedade:


De cunho social (contribui para redução da marginalidade, retirando as pessoas do lixão e oferecendo oportunidades  de trabalho em cooperativas de reciclagem);


Ambiental (evita poluição dos ambientes, aumenta vida útil dos aterros sanitários,redução de fontes não renováveis de energia como por exemplo o petróleo);


Econômico (redução gasto na limpeza urbana, auxilio para cooperativas de reciclagem, emprego para população pouco qualificada, estimula venda de produtos recicláveis);


Educacional (aumento da conscientização da população, tornar áreas de aterro do lixo fonte de estudo e de matéria prima qualificada para reutilização).


PORQUE A QUESTÃO AMBIENTAL CHAMOU ATENÇÃO DE JOVENS EMPRESÁRIOS?


Os números de lixo produzido nos centros urbanos são alarmantes, apenas em Belo Horizonte, diariamente são geradas cerca de 3.580 toneladas de lixo diariamente e segundo a SLU, apenas 820 toneladas são separadas para reciclagem. Ou seja, MENOS DE 25% do lixo é destinado a reciclagem. Diante desta situação e do nosso compromisso social, o CDL Jovem desenvolveu este projeto, visando conscientizar a população e ESPECIALMENTE os comerciantes da importância de sua participação. Com um gesto simples, podemos aumentar consideravelmente este número.



PORQUE VOCÊS DECIDIRAM VARRER A Savassi, O QUE ESSA AÇÃO TEM HAVER COM O PROJETO?



A varrição da praça é simbólica. Gostaríamos de chamar atenção da sociedade a causa da reciclagem. Atualmente a SLU realiza o programa de coleta seletiva PORTA  A PORTA, mas a população não tem consciência deste projeto, em especial os comerciantes que podem contribuir consideravelmente para o aumento da porcentagem de coleta seletiva no estado.



Para participar basta separar o lixo orgânico (resto de alimento) do lixo reciclável (papel, vidro, metal, plástico) que pode estar todo misturado em um mesmo saco.



Apenas na região da Savassi existem mais de 600 pontos comerciais, se todos passarem a conhecer o projeto, poderão se comprometer, aumentando significativamente os números de reciclados atuais.


E A INSTALAÇÃO DO LIXÔMETRO?



Essa é uma ação que vem sendo replicada em diversos pontos da capital mineira e fechamos essa parceria com a SLU para instalação na Savassi, com objetivo de alertar a população para o tamanho que representa a sujeira jogada nas ruas da cidade. E que muito deste material poderia ser reciclado.



QUAIS AS VANTAGENS DA RECICLAGEM?


  •  Gerar emprego e renda nas indústrias de reciclagem;

  •  Preservar o meio ambiente;

  •  Diminuir a exploração dos recursos naturais;

  •   Reduzir o consumo de energia;

  •   Prolongar a vida útil dos aterros sanitários;

  •   Melhorar a limpeza do ambiente de trabalho e da cidade;

  •  Contribuir para a melhoria da qualidade de vida;

  •  Conscientizar os cidadãos a respeito do destino do lixo;

  •   Possibilita a todos os cidadãos agir com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município. 


O QUE SIGNIFICA OS 3R’s da coleta seletiva?



REDUZIR – Consiste em diminuir a quantidade de lixo, desperdiçar menos, consumir só o necessário, sem exageros.

REUTILIZAR – É dar nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e são jogados no lixo.

RECICLAR – É dar nova vida a materiais a partir da reutilização de sua matéria-prima para fabricar novos produtos.



10 – O QUE É O ICLEI?

 


Congresso mundial que será realizado pela primeira vez na América Latina, entre os dias 14 e 18 de junho, em Belo Horizonte. O evento reunirá mais de 1.200 cidades de diversos países que assumiram um compromisso sustentável.



O Congresso será uma instância preparatória dos governos locais para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20 e tem o objetivo de debater o progresso obtido nos últimos 20 anos – pós-Rio 92, entre as cidades, e avaliar o que precisa ser melhorado na busca contínua por cidades mais sustentáveis e ações para o futuro.

Belo Horizonte tem se destacado em ações em prol da melhoria da qualidade de vida de sua população, e trabalha continuamente para identificar soluções inovadoras adequadas a sua realidade, esse projeto é mais uma ação que comprova o compromisso dos mineiros com a sustentabilidade!