Clube de Assinaturas

Não que seja algo novo para as marcas ou para o negócio do varejo. Mesmo antes da Internet, já haviam os clubes de assinaturas como os de revista ou livros, o que mudou, praticamente, é a facilidade de acesso e adesão através da Internet, o que permitiu a criação de diversos formatos e propostas, atendendo um vasto número de nichos e gostos em particular.
De modo geral, clubes de assinaturas são empresas que comercializam seus produtos e serviços com entregas periódicas, sendo que, hoje, a grande maioria adota o modelo mensal de entrega. Mas, isso não precisa ser uma regra, um exemplo simples de assinatura de serviço são o de empresas como Netflix ou Spotify. Um exemplo de assinatura de produtos está nas empresas de vinho, ou outras como a Petitebox, especializada em produtos infantis. Para alguns negócios, como no caso da Petitebox, o crescimento do mercado vem permitindo o crescimento desses formatos. A empresa, nesse momento, está em captação por meio de uma plataforma de crowdfunding, buscando recursos para aproveitar a onda e, segundo sua proposta, dobrar de tamanho nos próximos dois anos.
CARACTERÍSTICAS DE UM CLUBE DE ASSINATURAS
Curadoria de produtos e/ou serviços: Seja algo como uma “surpresa”, ou seja, algo que tenha algum direcionamento ou critério na escolha (filmes que mais gosto), a qualidade da curadoria é um dos principais elementos de um clube de assinatura de sucesso, otimizando ao máximo a relação de custo e benefício.
Receber de acordo com sua conveniência: Seja receber em casa ou em um lugar de conveniência escolhido pelo assinante, nos dias de hoje, até mesmo a questão de entrega em smartphones ou plataformas digitais é considerada, de acordo com o tipo de produto.
Periodicidade de recebimento: Mensal é a periodicidade mais utilizada pelos clubes, mas há casos de entregas bimestrais e até mesmo trimestrais em alguns casos, de acordo com o produto ou o plano escolhido.
Pagamento recorrente: Os planos oferecidos visam também a subsistência das empresas. De planos trimestrais a planos anuais, algumas companhias oferecem até mesmo planos mensais sem barreiras para cancelamento, dando liberdade de contratação aos seus assinantes.
ESTILOS DE CLUBES DE ASSINATURA:
Amostragem reversa: Neste modo, a empresa faz parceria com as marcas e oferece uma oportunidade de experimentação de produtos pelas consumidoras. Os assinantes recebem um leque de itens que, idealmente, possuem valor maior do que o valor pago pela assinatura. Empresas como Petitebox, especializada em gestantes e bebês, e Glambox, especializada em cosméticos são exemplos.
Curadoria dentro de um segmento: São clubes de segmento únicos onde a companhia faz uma curadoria de produtos e envia aos assinantes. Neste modo ela compra o produto e revende a sua base. Empresas como a Wine (vinhos), Clubeer(Cerveja), Bestberry (Snacks) e Tag Livros (livros), são exemplos.
Compra programada: São serviços que oferecem um produto ou vários, caracterizados pelo uso contínuo, como Mensmarket (Produtos Masculinos) e BebeBox (fraldas).
Serviços: Empresas que oferecem seus serviços de acordo com um pagamento periódico. Netflix (Filmes/ Séries) e Gympass (Academia) são exemplos.
Fonte : Mercado&Consumo