Cidade mais limpa

Atuação Social

O Programa de Modernização dos Serviços de Limpeza Urbana de Belo Horizonte foi tema da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira (28), na sede da Entidade. O Superintendente em exercício da SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), Sidnei Bispo, esteve presente para apresentá-lo.

De acordo com Bispo, a SLU tem como visão tornar a Capital a mais limpa do Brasil com uma população comprometida com a limpeza e meio ambiente até 2016. Para isso, a SLU trabalha para promover a conscientização e a participação do cidadão, entregar serviços com qualidade e estabelecer ferramentas de gestão e controle.

A empresa possui um sistema de controle e otimização dos serviços, uma sala de monitoramento e uma equipe de monitoramento das operações de limpeza urbana em campo. Além disso, 50% da frota de caminhões coletores possuem GPS, que informa o cumprimento da rota de cada veículo, a quantidade de resíduos coletados, e para que local ele se dirige para descarregar o material recolhido.

Bispo também apresentou o programa Cidadão Auditor que é composto por um voluntário em cada quadra da cidade que, munido de um smartfone , avalia semanalmente o trabalho realizado pela SLU. Ao identificar uma irregularidade, esse voluntário envia a informação diretamente para o sistema de controle da Superintendência, para que ela tome as devidas providências. A Prefeitura de Belo Horizonte possui mais de 37 mil cidadãos auditores cadastrados, e a meta é que 100% da cidade seja monitorada por essas pessoas nos próximos anos.

Segundo Bispo, são necessárias ações de mobilização para educar as pessoas quanto ao correto depósito dos resíduos. O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, afirmou que os comerciantes devem estar ao lado da SLU para conscientizar a população sobre o assunto e colocou a entidade à disposição para auxiliar no que for necessário.