Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Cidade Criativa da Gastronomia

Atuação Social


A CDL/BH, juntamente com a cadeia produtiva da gastronomia e demais entidade de segmentos variados, participaram dos grupos de trabalho para a candidatura de Belo Horizonte como “Cidade Criativa da Gastronomia”, título concedido pela Unesco.


A capital tem grandes chances de conquistar o título. Isso porque, além de ter a gastronomia em seu DNA, refletindo a cultura e os saberes de seu povo, trabalha e promove a cultura alimentar como alavanca de desenvolvimento local e como política pública municipal.


A gastronomia mineira é um sucesso, atrai turistas e encanta todo o mundo. E Belo Horizonte é a síntese e principal vitrine da cultura gastronômica do Estado.


 


O processo


O início oficial do processo da candidatura aconteceu no dia 3 de abril, com a publicação do edital por parte da UNESCO. Entre os dias 9 e 16 de maio, aconteceram as oficinas de trabalho, que ajudarão na construção colaborativa do dossiê. Esse documento foi entregue à UNESCO e agora é ficar na expectativa, aguardando o resultado.


De acordo com Gilberto Castro, presidente da Belotur, Belo Horizonte é cidade-síntese desses sabores e saberes mineiros, esbanjando criatividade e talento gastronômico, valorizando os ingredientes regionais, que podem ser experimentados nos tradicionais botecos, restaurantes especializados e nos mais diversos festivais e eventos gastronômicos que fazem parte de seu cotidiano.


“Fruto desta vocação, é o empenho permanente da cidade em consolidar um amplo e abrangente programa de ações públicas, em parceria com a cadeia produtiva, que abarca a gastronomia e a cultura alimentar como eixo central de uma agenda de desenvolvimento urbano sustentável, promovendo o fortalecimento deste segmento no contexto da economia criativa”, afirmou.


Com tamanha diversidade, a cultura gastronômica Belo Horizontina vai muito além dos estereótipos que a ela são associados, em alinhamento com a Agenda 2030. Um exemplo disso são as políticas municipais em relação à Segurança Alimentar. Uma das principais frentes de trabalho é a consolidação de um sistema que garanta o acesso ao alimento e fomente a produção, a comercialização e o consumo de alimentos agroecológicos. Esse desafio se desdobra em diversas frentes de atuação, como a assistência alimentar para escolas e rede socioassistencial e a oferta diária de refeições subsidiadas nos restaurantes populares.


"Valorizar a gastronomia e a culinária para a política de segurança alimentar significa construir estratégias onde essa cultura, com suas tradições e valores, esteja alinhada e aliada à produção de alimentos saudáveis, agroecológicos e orgânicos, assim como à inclusão social, por meio do empreendedorismo e da geração de trabalho e renda. Nossos programas e ações, além das feiras, festivais, bares e restaurantes da cidade, fazem com que Belo Horizonte promova o acesso ao mercado de trabalho e potencialize o consumo de alimentos saudáveis. É a gastronomia conectando os modos de vida da população ao turismo e a geração de renda para o município", assinala Darklane Rodrigues Dias, subsecretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.


 


Apoio Ministerial


Para se preparar, Belo Horizonte concorreu com 23 cidades por uma das 15 vagas em assessoria especializada oferecida pela Secretaria Especial de Cultura, integrante do Ministério da Cidadania. A cidade foi contemplada com o 5º lugar geral no Brasil, sendo considerada a melhor nota em relação ao segmento gastronomia.


Além de auxiliar na elaboração da candidatura, o edital visa estimular a elaboração de planos de desenvolvimento que impulsionem a economia criativa nos municípios brasileiros. Além disso, a capacitação busca contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).


Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte