Notícias -
CDL/BH reúne-se com diretora de Promoção Turística da Belotur
Atuação Social

A diretora de Promoção Turística da Belotur, Stella de Moura Kleinrath, participou de uma reunião com o Vice-presidente Administrativo e Financeiro da CDL/BH, Anderson Rocha, e o diretor Leonardo Braga na sede da Entidade na quarta-feira, 19 de dezembro.
A reunião teve como objetivo alinhar as ações da Belotur com os projetos da CDL/BH relacionados ao Comércio, Turismo e a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. A diretora apresentou as ações para os eventos esportivos, assim como a segurança e organização dos mesmos.
Durante o encontro foram discutidos também o cenário turístico em Belo Horizonte, a identidade da Capital Mineira e o que ela tem a oferecer. Com base na escolha das chaves da Copa das Confederações foi colocado em questão o perfil do turista que Belo Horizonte irá receber, para que se estabeleçam estratégias para melhor recebê-lo.
Uma das ações discutidas foi a preparação do comércio, com a inserção de cursos de inglês para o atendimento dos turistas estrangeiros, já que o tempo é curto até o início dos eventos. Assim também foi avaliada a possibilidade de realização de mais fóruns como o “Oportunidades para o Comércio”, que aconteceu na CDL/BH no mês de novembro de 2012.
Stella de Moura apontou que o turista consome moda, gastronomia, souvenir, artesanato, pedras preciosas, entre outros. Ela fez referência ao artesanato da Belo Horizonte como ponto chave e à Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena, que é um importante ponto turístico da Capital. “O turista vem em busca de aproveitar os jogos, o turismo, o lazer e a diversão. Como podemos melhor atendê-los, qual a identidade da cidade e o que ela tem a oferecer”, expôs a diretora.
O vice-presidente Anderson Rocha ressaltou também que “devemos não somente preocupar com a Copa, mas também com o desenvolvimento do Turismo na nossa Capital. A cidade e o comércio necessitam entender o turismo como um setor importante da economia. A cadeia produtiva do turismo precisa ser entendida pelo comércio”, concluiu Rocha.
Fórum Oportunidades para o Comércio
Este fórum contou com a presença da Palestrante Vaniza Schuler, que abordou o tema; Como melhorar suas vendas com os eventos esportivos, e com a Assessora Especial da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo Mariana Bahia, que apresentou a palestra; Minas Gerais na Copa do Mundo: Visão de Oportunidades.
Neste evento, foram apresentados os números previstos para as duas Copas e como será a recepção, mostrando para os lojistas as possibilidades de crescimento dos seus negócios. Além disso, foram apresentadas as experiências em outras Copas, como as de Frankfurt na Alemanha e da África do Sul, quais as ações podemos tirar como exemplo, como esses países se transformaram para receber a Copa, quais foram os pontos positivos e negativos e como ficaram no Pós-Copa.