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CDL/BH debate sobre abertura do comércio em shoppings aos domingos

Atuação Social


A CDL/BH recebeu a visita do representante da Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), Daniel Vieira, nesta quinta-feira, 19 de maio. Ele participou da reunião semanal do Conselho Consultivo da Entidade e abordou sobre a possibilidade de fechamento das lojas de shoppings aos domingos.


Vieira, que também é superintendente do Boulevard Shopping, afirma que desde fevereiro deste ano, vem discutindo com lojistas de shoppings a possibilidade das lojas não abrirem no domingo. Parte deles não quer mais abrir na data, alegando redução de custos, já que houve queda nas vendas devido à crise econômica.


A Abrasce se posiciona contrária a esta ideia por entender que o fechamento aos domingos representará perda de vendas e de arrecadação e gerar desemprego. Segundo Vieira, o domingo é o segundo melhor dia em vendas da semana, e a expectativa é que as lojas tenham um prejuízo mensal em torno de R$ 70 milhões e a arrecadação tenha uma queda de R$ 10 a R$ 12 milhões.


De acordo com Vieira, os lojistas reivindicam redução dos valores de condomínio e fundo de promoção dos shoppings. O superintendente alega que os valores de condomínio variam de R$ 78 a R$ 170 por metro quadrado, dependendo do empreendimento. No Boulevard Shopping, por exemplo, ele afirma não ser possível reduzir o valor do condomínio, muito impactado pelo aumento dos custos de manutenção, a exemplo da energia elétrica que teve aumento considerável.


Quanto ao fundo de promoção, Vieira afirma que neste momento de recessão ele é fundamental, para atrair público para os empreendimentos. E ainda, segundo Vieira, com ou sem o fechamento das lojas aos domingos, o shopping permanecerá aberto, pois as áreas de alimentação e lazer funcionarão normalmente, ou seja, o shopping não terá redução de custos de manutenção neste dia.


A CDL/BH se posiciona favorável ao livre funcionamento do comércio. O vice-presidente da entidade, Anderson Rocha, lembrou que a entidade liderou nos anos 90 a mobilização pela conquista do direito do comércio poder abrir aos domingos, e que a possibilidade das lojas de shoppings e supermercados fecharem aos domingos é um retrocesso.