CDL/BH apoia o Maio Amarelo

Atuação Social

A CDL/BH está apoiando o Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Pesquisa – Em abril deste ano, a CDL/BH, por meio da Câmara Setorial Duas Rodas, divulgou uma pesquisa realizada sobre as 'Condições da Motocicleta e Equipamentos de Segurança', em que analisou o estado de conservação e manutenção desses veículos, bem como os itens de segurança utilizados pelos motociclistas. A pesquisa revelou que mais de 40% das motos que circulam em Belo Horizonte estão em condições ruins. Esse número demonstra a importância do Movimento Maio Amarelo para debatermos sobre a segurança viária e também conscientizarmos a sociedade sobre o tema.

Conheça melhor o Movimento, clicando AQUI.