Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Bruno Falci comenta sobre o resultado do PIB

Atuação Social


Mais uma vez a desaceleração da atividade econômica foi responsável pela queda de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre do ano, na comparação com o último trimestre de 2015. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).




A retração comprova que o país está em um quadro de aprofundamento da recessão,  reflexo da piora dos principais indicadores macroeconômicos. Com a inflação alta o poder de compra das famílias foi corroído. E devido aos juros elevados o acesso ao crédito foi dificultado prejudicando o investimento e contribuindo para a queda do desempenho dos setores produtivos do país.




A confiança tanto dos consumidores quanto dos empresários também está em baixa. A incerteza da população quanto ao cenário econômico brasileiro é alta e está sendo motivada, sobretudo, pelo aumento da taxa de desemprego. E a falta de perspectiva na economia do país acaba deixando os empresários inseguros para realizar investimentos que poderiam gerar mais emprego e renda.




A expectativa do movimento lojista é que o governo brasileiro consiga reestabelecer a confiança dos investidores internos e externos, o mais breve possível. Para isso é preciso demonstrar uma maior responsabilidade fiscal e criar medidas que tenham como foco principal o desenvolvimento econômico sustentável em longo prazo.