BH Turismo: Infância Protegida

Atuação Social

O projeto BH Turismo: Infância Protegida foi lançado na tarde desta terça-feira, 18 de dezembro, na sede da CDL/BH. A Entidade é apoiadora do projeto, que visa o desenvolvimento de atividades que sensibilizem e capacitem o setor turístico – hotéis, agências de viagem, empresas de transporte, bares, restaurantes, entre outras – para a promoção dos direitos e a prevenção de situações de violência contra crianças e adolescentes.

Belo Horizonte receberá 182 mil turistas estrangeiros e 380 mil brasileiros durante o período de realização da Copa do Mundo, estima o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo. Diante desse quadro, a preparação para receber os turistas, além das ações de infraestrutura, abarca iniciativas de cunho social, como a proteção de crianças e adolescentes.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, a Amas e a Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel-MG) assinaram termo de parceria para atuação junto aos associados dessas entidades, com o objetivo de atender às determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) voltadas ao enfrentamento do fenômeno da violência e exploração infantojuvenil. O evento de lançamento, além das autoridades das instituições envolvidas no projeto, também contou com representantes das associações do trade do turismo, como Abrasel, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), entre outras.

Na ocasião, foram lançados manuais de boas práticas sobre o assunto, dirigidos a cada setor que atua no turismo. O material foi elaborado em parceira com a ONG Childhood Brasil. A rede Atlântica Hotels já implantou em seus hotéis campanhas de prevenção ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. Durante o seminário, a empresa apresentará os resultados obtidos pela atuação socialmente responsável.

O projeto é um dos desdobramentos da Campanha 2012 de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil, lançada pelo Programa de Ações Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR) em fevereiro deste ano, para sensibilizar a população sobre a importância do problema e incentivar a denúncia de casos desse tipo de abuso, pelo Disque 100 ou pelo Conselho Tutelar.

Fonte: Assessoria de Imprensa Belotur