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Imprensa -

Vendas do Dia dos Pais é positiva para o comércio de Belo Horizonte

Sugestão de Pauta

O varejo de Belo Horizonte registrou mais um resultado positivo. Em agosto as vendas tiveram aumento de 2,29% na comparação com o mês anterior (Ago.19/Jul.19). Este crescimento pode ser explicado pela comemoração do Dia dos Pais e pela entrada de capital extra na economia via pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados do INSS.

“As datas comemorativas sempre contribuem para o aumento das vendas. Esse ano todas elas tiveram resultados positivos. Esperamos que o mesmo aconteça nas vendas do final ano, nossa expectativa é positiva para fecharmos 2019 com um bom resultado”, comenta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Marcelo de Souza e Silva.

“Além disso, em agosto tivemos queda da inflação (Ago.19 em 0,11%/Jul.19 em 0,19% – IPCA/IBGE) e aumento do saldo de geração de empregos (Ago.19 4.027 vagas/Jul.19 3.829 vagas – CAGED), juntos estes fatores contribuem para que os belo-horizontinos tenham renda disponível para o consumo”, acrescenta Souza e Silva.

Nesta base de comparação (Ago.19/Jul.19) o segmento que apresentou o melhor desempenho foi o de vestuários e calçados, com alta de 3,32% nas vendas. “As roupas e sapatos estão sempre entre os produtos mais procurados nas datas comemorativas, por isso, devido ao Dia dos Pais, esse foi o setor que registrou a maior elevação nas vendas”, justifica o presidente da CDL/BH.

Os demais setores tiveram os seguintes crescimentos: material elétrico e de construção (3,29%); artigos diversos, que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (2,73%); veículos e peças (1,75%); informática (1,72%); eletrodomésticos e móveis (1,52%); supermercados (0,68%); drogarias e cosméticos (0,45%) e papelaria e livrarias (0,15%).

 

Vendas também crescem na comparação anual

Na variação anual o índice real de vendas apresentou crescimento de 1,18% (Ago.19/Ago.18). “Com um cenário econômico um pouco melhor, os moradores da capital estão conseguindo quitar suas dívidas e sair da inadimplência, o que favorece o retorno destes consumidores ao mercado de crédito”, comenta Souza e Silva.

Nesta base de comparação a maioria dos setores teve crescimento, comportando-se da seguinte maneira: artigos diversos (2,75%); supermercados (2,03%); drogarias e cosméticos (1,83%); vestuário e calçados (1,64%) e veículos e peças (1,42%). Já os segmentos que apresentaram queda foram: papelaria e livrarias (-0,7%); eletrodomésticos e móveis (-0,3%); informática (-0,28%) e material elétrico e de construção (-0,21%).

 

Varejo apresenta alta de 1,75% no acumulado do ano

As vendas no acumulado do ano (Jan.19-Ago.19/Jan.18-Ago.18) tiveram crescimento de 1,75%, mas, apesar do resultado positivo, esse percentual foi menor do que o registrado no ano passado, que foi de 2,51%. “A economia do País vem melhorando, mas em ritmo abaixo do esperado, o que reflete no consumo das famílias e no resultado das vendas na capital”, esclarece o presidente da CDL/BH.

Nesta base de comparação todos os segmentos apresentaram crescimento: eletrodomésticos e móveis (2,72%); drogarias e cosméticos (2,54%); supermercados (2,42%); artigos diversos (2,41%); material elétrico e de construção (1,75%); informática (1,18%); vestuário e calçados (1,02%); Papelarias e Livrarias (0,88%) e veículos e peças (0,41%).

 

Vendas nos últimos doze meses acumulou alta de 1,12%

O comércio da capital apresentou crescimento de 1,12% nos últimos 12 meses (Set.18-Ago.19/Set.17-Ago.18). Assim como no acumulado do ano, o índice de crescimento foi menor do que o apresentado em 2018.

“O resultado apresentado nesta base de comparação ainda é menor do que o esperado e reflete o processo gradual da retomada da atividade econômica. Acreditamos que a aprovação das reformas estruturais necessárias para o desenvolvimento do País, a redução da taxa de juros e a inserção de renda extra na economia via FGTS e PIS/Pasep proporcionarão uma aceleração do crescimento econômico e das vendas até o final do ano”, conclui o presidente da CDL/BH.

Todos os segmentos tiveram resultados positivos nos últimos 12 meses: drogarias e cosméticos (2,62%); informática (2,45%); supermercados (2,37%); material elétrico e de construção (2,03%); artigos diversos (1,65%); veículos e peças (1,5%); eletrodomésticos e móveis (1,12%) e papelaria e livrarias (0,63%).