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Tíquete médio para compras na Black Friday cresce 135,4% em relação a 2018 e chega a R$ 1.306,94

Sugestão de Pauta

Com a expectativa de grandes descontos e boas promoções, parte dos belo-horizontinos deve ir às compras no próximo dia 29 durante a Black Friday e investir um valor mais alto que em 2018.

De acordo com uma pesquisa realizada pela CDL/BH, os moradores da capital planejam desembolsar, em média, R$ 1.306,94 com cada item.  Este valor é 135,4% maior que o apresentado em 2018 (R$ 555,20) e é explicado pelos itens que serão adquiridos e também pela leve melhora da economia.

“Parte da população espera a data para comprar produtos de maior valor agregado, como televisores, móveis, geladeiras, celulares, tablets, vídeo games, entre outros. Esses itens estão entre os mais procurados na liquidação e costumam ter um percentual significativo de descontos na Black Friday”, comenta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

“Além disso, com a leve melhora da economia e a redução do desemprego, as pessoas estão voltando a ter renda disponível para consumir e adquirir em produtos que estavam aguardando uma promoção para adquirir”, acrescenta Souza e Silva.

O setor de eletrônicos será o mais procurado pelos consumidores (59%) segundo a pesquisa. Os móveis aparecem na sequência com 41% e após vêm os eletrodomésticos (18%) e os itens de vestuário (6,6%)**.

De acordo com o tipo do produto escolhido, o valor desembolsado pelo consumidor pode variar. Quem for comprar móveis irá investir o maior valor, o tíquete médio para estes itens será de R$ 1.488,19. A compra de eletrônicos deve girar em torno de R$ 1.361,24 e de eletrodomésticos em R$ 1.221,13. *Resposta múltipla ** Lista completa de produtos na apresentação.

 

Mais de 40% dos consumidores da capital devem aderir a Black Friday

Os belo-horizontinos estão cada vez mais atentos aos preços baixos e às promoções realizadas na Black Friday, por isso 45,2% dos consumidores estão aguardando o dia 29 de novembro para ir às compras.

“As pessoas estão mais confiantes que encontrarão produtos com valores menores e condições vantajosas. Por isso, uma parcela relevante deverá aproveitar as promoções do dia 29 de novembro”, comenta o presidente da CDL/BH.

Já 54,8% dos entrevistados responderam que não irão aderir à Black Friday. E o principal motivo citado para não consumir é que eles não acreditam que é vantajoso (74,4%). Há também uma parcela que não sabe como funciona a Black Friday (12,8%).

“Muita gente não vê vantagens nos descontos oferecidos e acreditam que os preços costumam subir antes da data”, esclarece Souza e Silva.

Em média, os consumidores que irão comprar na Black Friday estão esperando conseguir 35,8% de redução nos preços dos produtos desejados. A maioria (42,4%) espera descontos entre 21% e 30% nos produtos.

Entre os belo-horizontinos que compraram na Black Friday em 2018 (54,1%), a maioria (42,4%) está aguardando descontos maiores nos produtos este ano. Já 30,3% estão com expectativa pior e 27,3% acreditam que serão os mesmos.

 

Lojas online serão as preferidas durante a Black Friday

Durante a Black Friday, a maioria dos consumidores (57,1%) pretende realizar suas compras pela internet. Os que irão adquirir produtos em lojas físicas correspondem a 42,9%.

“O evento teve origem no e-commerce e ainda é mais forte no comércio online. Isso explica o maior percentual de pessoas que irão buscar os sites de vendas para aproveitar as promoções. Mas, a cada ano, as lojas físicas estão ganhando mais espaço no evento”, explica Souza e Silva.

 

Forma de pagamento

O parcelado no cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada pela maioria dos consumidores (61,2%). Já 16,1% dos consumidores vão optar pelo dinheiro. Em seguida aparecem à vista no cartão de crédito (12,8%) e cartão de débito (9,9%).

 

Nove em cada dez consumidores faz pesquisa de preços para comprar na Black Friday

Para conseguir aproveitar as melhores promoções, as pessoas estão acompanhando as variações dos preços dos produtos. De acordo com a pesquisa, 96,7% dos entrevistados fazem pesquisas sempre ou quase sempre.

“O consumidor está cada vez mais atento aos preços, realizando pesquisas constantes para ter certeza que o produto escolhido realmente está com um valor vantajoso”, comenta o presidente da CDL/BH.

Na Black Friday deste ano, 88,5% dos consumidores não pretendem aproveitar os descontos para adiantar a aquisição dos presentes de Natal.

“As compras da Black Friday costumam ser pessoais, com a finalidade de aproveitar um grande desconto ou adquirir um item que já está pretendendo comprar há mais tempo” justifica o presidente da CDL/BH. Já 11,5% irão adquirir as lembranças natalinas durante a promoção, com um valor médio de R$ 692,36.

Metodologia – Foram entrevistadas 312 pessoas em Belo Horizonte e Região Metropolitana, no período de 18 a 28 de outubro de 2019.