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Tíquete médio da Black Friday na capital será de R$261,72

Sugestão de Pauta

Pesquisa da CDL/BH aponta ainda que consumidores devem comprar, em média, dois produtos. Roupas lideram a intenção de vendas

O tíquete médio de compras da Black Friday na capital deve ser de R$261,72. A expectativa é que cada consumidor compre dois produtos, totalizando R$523,52. Os dados fazem parte da pesquisa ‘Intenção de Vendas – Black Friday’, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) entre os dias 18 e 25 de outubro com 298 comerciantes da capital.

Com a adesão, até o momento, de 71,1% dos comerciantes da capital, 68,2% acreditam que a Black Friday deste ano será melhor que a última. Para isso, os lojistas estão investindo em descontos atrativos (69,3%), divulgação dos produtos (58,5%), promoções (47,2%), facilidade de pagamento (25,5%) e redes sociais (8,5%).

“O crescimento da expectativa de vendas é um reflexo da retomada da economia que, felizmente, já vem ensaiando um crescimento ao longo dos últimos meses. Além de fatores como avanço da vacinação, teremos também o pagamento antecipado do 13º salário do funcionalismo público municipal e do pagamento em dia do estadual. Isso significa mais de um bilhão de reais injetados na economia. Para a Black Friday, estima-se que as vendas vão movimentar mais de dois bilhões de reais”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Em relação à preparação do estoque para a data, 61,1% afirmam que será igual ou maior ao do ano passado. Somente 7,2% dizem que será menor. “Os lojistas sabem que muitos consumidores aproveitam a data para antecipar as compras de Natal. Além disso, notamos que o comércio de rua vem retomando sua força, isso ficou comprovado com o Dia das Crianças, onde as lojas físicas foram a escolha de 90% do público. Isso é mais um motivador para pensar no estoque com mais atenção”, analisa Souza e Silva.

Roupas em primeiro lugar

As roupas deverão ser os produtos com maior saída, 41,5%. Em seguida estão os eletrônicos, eletrodomésticos e objetos para casa, com 13,7%. Em terceiro lugar estão os calçados, 9,4%. Cosméticos estão na quarta opção (9,0%), acessórios em seguida, com 6,1%. E, por fim, móveis com 4,2%.

Os eletrônicos e eletrodomésticos lideram o ranking de maior tíquete médio: R$561,11. Em seguida aparece vestuário (R$22,61), calçados (R$163,75) e cosméticos (R$90).

Na visão dos lojistas entrevistados, a maioria dos consumidores (52,8%) irá optar pelo pagamento a prazo e escolher, em média, até cinco parcelas. O pagamento à vista no cartão de crédito deverá ser a escolha de 29,2%. Já o pagamento à vista (transferências, débito e dinheiro em espécie) representa 17,4%. “Vale lembrar que os consumidores aproveitam a data para adquirir produtos de maior valor agregado. Algo que, em datas comuns, não seria de fácil aquisição. Por isso, eles optam por pagamento parcelado, com prestações mais suaves”, ressalta o dirigente.

Divulgação on-line

A pesquisa revelou ainda que os comerciantes vão utilizar as mídias sociais como ferramenta de divulgação. Dentre todas as mídias disponíveis, o Instagram será usado por 92% dos lojistas. Facebook será a plataforma de 34,9%. Propaganda na televisão representa 6,6%, WhatsApp (3,8%) e distribuição de panfletos (5,7%).