Imprensa -

Ruas fechadas prejudicam comércio da Savassi

Sugestão de Pauta

CDL/BH solicita suspensão temporária do projeto BH é da Gente

No último domingo, 24, a retomada do programa BH é da Gente, da Prefeitura de Belo Horizonte, surpreendeu os comerciantes da Savassi. Sem aviso prévio, por parte da administração municipal, o cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, permaneceu fechado das 9h às 13h.

O local, que abriga o coração comercial da região, foi prejudicado pela impossibilidade de circulação dos consumidores. “Recebemos diversas fotos e vídeos dos empresários apreensivos com o baixo fluxo de pessoas e movimento. O fechamento gerou impactos negativos no comércio local, já que não gerou movimentação ou ocupação pela população e ainda restringiu a circulação e o acesso de consumidores aos estabelecimentos comerciais instalados no trecho afetado”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

Ainda segundo Souza e Silva, tal situação já era presente antes do início da pandemia e, “tendo em vista os impactos econômicos sofridos pelas empresas locais neste período, esse fechamento passa a se tornar ainda mais prejudicial à sobrevivência das empresas locais”.

Diante essa situação enfrentada pelos comerciantes e, principalmente, considerando a proximidade de importantes datas como Black Friday e Natal, onde os comerciantes abrem os estabelecimentos aos domingos, a CDL/BH enviou ao secretário Municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior, ofício solicitando a suspensão do evento e uma reunião com os lojistas para que seja formatado um uso racional do espaço, onde população possa usufruir das atrações de lazer sem prejudicar o comércio. “Nossa intenção é que o espaço seja utilizado de forma benéfica para todos. Sabemos que o lazer é fundamental, especialmente após tanto tempo de isolamento social. Mas o funcionamento do comércio também é fundamental, considerando que a economia ensaia sua recuperação”, finaliza o dirigente.