Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Resultado é reflexo da leve redução do desemprego

Sugestão de Pauta

Com um cenário menos adverso do que em anos anteriores a recuperação de crédito vem crescendo entre os belo-horizontinos. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL/BH, o número de pessoas que conseguiu regularizar sua situação financeira cresceu 3,22% em maio, no acumulado de 12 meses (Mai.18 a Abr.19/Mai.17 a Abr.18).

“Fatores como a desaceleração da taxa de desemprego, que apesar de ainda estar elevada, vem diminuindo (1º tri.19 em 12,5% e 1º tri.18 em 13,9% -IBGE), e a taxa de juros estar no menor patamar da série histórica, estão colaborando para que os consumidores consigam destinar uma parcela dos seus recursos para pagarem os seus débitos. Assim eles conseguem sair do cadastro de devedores e voltar para o mercado de crédito e consumo”, comenta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. “Além disso, os moradores da capital estão dando preferência ao pagamento à vista para evitar o endividamento em longo prazo”, acrescenta Souza e Silva.

 

Número de dívidas pagas cai em maio

Outro dado que também é calculado pelo indicador é o volume de dívidas que são quitadas. Nesse caso, houve redução de 1,77% na variação acumulada em 12 meses (Mai.18 a Abr.19/Mai.17 a Abr.18). “A medida que as pessoas estão voltado ao mercado de trabalho elas estão tentando quitar suas dívidas, mas para um parte da população ainda não tem sido possível pagar todos os débitos pendentes”, conclui o presidente da CDL/BH.