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Presente do Dia dos Namorados

Sugestão de Pauta

Consumidores pretendem gastar de R$ 51 a R$ 100 com o presente

Dinheiro é a forma de pagamento preferida. Roupa foi o produto escolhido para presentear. Mais de 70% dos entrevistados ainda não efetuaram as compras


De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) no período de 23 a 31 de maio com 400 consumidores da capital mineira, o valor médio do presente do dia dos namorados não deve ultrapassar os R$ 100. Dos entrevistados, 40,06% estão dispostos a gastar de R$ 51 a R$ 100 com o presente e 23,05% não passarão dos R$ 50 na hora da compra. Na faixa de R$ 101 a R$ 250 estão 27,67% dos consumidores, seguido de 7,2% dos entrevistados que garantiram gastar entre R$ 251 e R$ 500. Os namorados que irão gastar acima de R$ 500,01 totalizam 2,02% dos consumidores.

Os lojistas podem se preparar pois o consumidor continua deixando as compras para a última hora. Segundo 72,67% dos entrevistados as compras serão feitas este mês. “A indecisão na hora das compras e talvez a esperança de uma dica melhor por parte do namorado ou namorada, aliado à tendência de deixar tudo para a última hora movimentará as lojas no mês de junho”, explica o presidente da CDL/BH, Bruno Falci.  

Local das compras – De acordo com 44,35% dos consumidores as compras serão feitas nos shoppings centers. Em seguida estão: centros comerciais (22,02%); não têm preferência (14,20%), região central/hipercentro (8,7%); Savassi (4,35%); shopping popular (3,48%) e internet (2,9%).

Os presentes serão pagos em dinheiro segundo 43,23% dos entrevistados. À vista no cartão de crédito foi escolhida como segunda opção (18,16% das respostas), seguido de: parcelado no cartão de crédito (17,58%); cartão de débito (13,54%); à vista no cheque (3,46%); parcelado no cartão da loja (1,44%); à vista no cartão da loja (1,44%); parcelado no cheque (0,86%) e carnê/crediário (0,29%).

Presente ideal – Roupa foi o item mais escolhido, com 35,15% dos votos, o que confirma a tendência de presentear com artigos úteis. Calçados e acessórios também tiveram bons votos, respondendo por 16,78% da preferência, seguido de perfumes/cosméticos (16,33%), jóias/bijuterias (7,94%), flores (5,9%); aparelho celular (4,08%); bombons (3,85%); CD´s/DVD´s (3,17%); eletro/eletrônicos (2,72%), Livraria e Papelaria (2,72%); outros que incluem dinheiro, urso de pelúcia, viagem e ainda não decidiu (1,36%).


Atrativos – Segundo 26,5% dos entrevistados, o que mais os agradam na loja é o preço. Em seguida estão: atendimento qualificado (25,41% dos entrevistados), ambiente agradável (15,03%), qualidade/mix de produtos (10,38%), acesso e estacionamento (9,02%), facilidades de pagamento (6,56%), proximidade de casa (4,37%), grife/marca (1,37%) e segurança (1,37%).
 
As principais dificuldades que os consumidores encontram na hora das compras são: preço elevado (de acordo com 46,33% dos entrevistados), atendimento desqualificado (32,77%), baixa qualidade/reduzido mix de produtos (11,3%), falta de flexibilidade na negociação (4,52%), condições de pagamento (4,24%) e outros que incluem dúvida, filas, esperas e os atendentes olham muito a aparência dos clientes (0,85%). 

Comemoração – De acordo com 37,61% dos consumidores a comemoração do Dia dos Namorados será feita com jantar fora de casa. Em seguida estão 18,66% dos entrevistados que optaram por ir ao cinema; 17,2% não farão nenhum tipo de comemoração; 10,5% almoçarão fora de casa; 4,66% optaram por viajar; 4,08% escolheram ir comemorar no bar, no motel, com jantar em casa; 3,21% lancharão fora; 2,92% irão ao centro de diversões e 1,17% ao boliche.