Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Perdeu ou teve os documentos roubados? Saiba como evitar que seus dados sejam usados de forma indevida

Sugestão de Pauta

Para reduzir o risco de ter os dados pessoais usados por golpistas, quando ocorre o extravio ou roubo de documentos e cheques, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) disponibiliza o SOS Cidadão. Gratuito, o serviço é de utilidade pública e, ao acioná-lo, o consumidor evita que seus documentos sejam utilizados indevidamente no comércio, em qualquer lugar do Brasil. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, os cidadãos que têm seus documentos perdidos ou furtados estão mais suscetíveis a golpes e até mesmo prejuízos. “Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para aumentar a probabilidade de ser vítima de uma fraude”, comenta. Em épocas nas quais o número de pessoas nas ruas é maior e a atenção com os próprios pertences está menor, como no Carnaval e em outros feriados prolongados, esse risco aumenta.

O SOS Cidadão funciona de segunda à sexta-feira em dois endereços. Na sede da CDL/BH, avenida João Pinheiro, 495, bairro Boa Viagem, o horário de atendimento é de 8h30 às 17h30. E na rua Queluzita, 34, salas 903/904, bairro União, o atendimento é de 8h30 às 14h. Para utilizar o serviço, o consumidor deve, em primeiro lugar, procurar a Delegacia de Polícia Civil e fazer uma ocorrência. “Em caso de perda ou roubo do cheque, o cancelamento deve ser junto ao respectivo banco. Já no caso do cartão, deve-se informar à administradora”, explica o presidente da CDL/BH.

Ainda de acordo com Souza e Silva, após esses procedimentos, a pessoa poderá registrar o roubo ou perda dos documentos e cheques no SOS Cidadão pelos telefones (31) 3565-7228 e (31) 3565-7226, de 8h30 às 14h. “O consumidor tem até sete dias para comparecer pessoalmente à CDL/BH e apresentar a ocorrência policial que comprove o fato. O não comparecimento neste prazo implica na retirada automática do registro”, ressalta.

Criado em 1998, o SOS Cidadão recebe, em média, 200 inclusões por mês. Em 2019 foram realizadas 2.395 inserções no serviço. Só em janeiro de 2020 foram 241 cadastros.