Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Nível de endividamento do consumidor cresceu 6,35% em julho em BH

Sugestão de Pauta

 

O número de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) que significa o nível de endividamento do consumidor apresentou crescimento de 6,35% em julho de 2012 na comparação com o mês imediatamente anterior. Para o vice-presidente da CDL/BH, Marco Antônio Gaspar, o aumento é resultado de dívidas não pagas principalmente de compras feitas no Dia das Mães e Dia dos Namorados. “Nestas datas o consumidor tende a gastar mais e muitas vezes acaba contraindo dívidas que não consegue honrar”, explica. “Daí a importância do planejamento financeiro”, acrescentou.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Julho.12/Julho11) houve crescimento de 1,19%. Para Gaspar este aumento é resultado da combinação de políticas do governo como redução do IPI com a crescente oferta de crédito que contribuíram para que a população tivesse acesso mais fácil ao consumo, diferente dos primeiros meses do ano passado onde ainda estávamos sob o impacto da crise. “Neste sentido, o uso inadequado deste crédito e o consumo de forma inconsciente contribuíram para um crescimento dos índices de inadimplência”, afirmou o vice-presidente da CDL/BH. No acumulado do ano houve crescimento de 0,27% no número de registros.

 

 

Cancelamentos

 

O volume de cancelamento de registros que ocorre quando as pessoas regularizam seus débitos junto ao SPC da CDL/BH apresentou crescimento de 3,17% em julho de 2012 na comparação com junho do mesmo ano. Para Gaspar este aumento é resultado do mercado de trabalho aquecido e tendência do aumento do salário real e da proximidade do Dia dos Pais que motiva os consumidores a regularizarem seus débitos para voltarem a consumir.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 11,34% no número de cancelamentos. E no acumulado do ano o crescimento foi de 10,58%. Mais uma vez percebe-se o efeito da atual conjuntura econômica, com queda da taxa de desemprego e da taxa de juros, e aumento da renda. “Estes fatores contribuem para que muitos consumidores busquem quitar seus débitos”, afirmou o vice-presidente da CDL/BH. 

 

 

Perfil da inadimplência

 

Em julho registrou-se maior número de inadimplentes na faixa acima de R$ 250 (55,38%). Muitos consumidores ainda estão endividados em função do Dia das Mães e dos Namorados, nos quais é comum a compra de presentes nesta faixa de valor.