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Imprensa -

Lojistas acreditam que presente do dia das crianças não deve ultrapassar R$ 150

Sugestão de Pauta

 

Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 110 empresários no período de 3 a 10 de setembro apontou que 42,37% dos lojistas da capital mineira acreditam que o presente para o Dia das Crianças deve ficar entre R$ 30,01 e R$ 50. Já 25,42% dos empresários entrevistados acham que  o ticket médio será entre R$ 50,01 a R$ 75. Em seguida estão: de R$ 100,01 a R$ 150 (13,56% dos entrevistados); até R$ 30 (10,17%) e de R$ 75,01 a R$ 100 (8,47%).

Apesar de acreditar em um ticket médio mais baixo em relação ao ano de 2012, quando parte dos entrevistados acreditavam em vendas de presentes até acima de R$ 400, o lojista está otimista com a data. Para 50,82% dos entrevistados as vendas serão iguais ao ano anterior; 32,79% acreditam que serão maiores e 16,39% acham que haverá queda em relação ao ano de 2012.

A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores, de acordo com 86,89% dos lojistas será o parcelado no cartão de crédito. Em seguida estão: crediário/carnê (6,56%); cartão de débito (3,28%), dinheiro (1,64%) e à vista no cartão de crédito (1,64%).

Para atrair os clientes os lojistas utilizarão de vitrine atrativa e promoções. Em seguida estão os seguintes itens (19,67% das respostas para cada um): publicidade e propaganda (18,03%), prazo de pagamento (14,75%), variedade de marcas e produtos (8,2%), atendimento qualificado (8,2%), descontos (4,92%), brindes (3,28%) e brincadeiras (3,28%).

Os juros, ainda em patamares elevados, podem prejudicar as vendas segundo 38,6% dos entrevistados. Em seguida estão: inflação (26,32%), concorrência dos produtos importados (12,28%), desaceleração econômica (8,77%), dificuldade em obter crédito (5,26%), dólar alto (5,26%), outros que incluem endividamento do cliente e manifestações (3,51%).

O estoque não será aumentado segundo 37,04% dos empresários. Já 33,33% não sabem e 29,63% farão aumento.

Brinquedo é o item que deverá apresentar melhor desempenho de acordo com 43,33% dos entrevistados. Em seguida estão: roupas (21,67%), calçados (16,67%), jogos eletrônicos (13,33%) e linha colegial (5,0%). 

 

 

Vendas no mês de outubro

(P) Previsão 

Ano

Variação em %

(Out / Out)

Vendas

2002

+12,3

1,13 bilhão

2003

+2,4

1,16 bilhão

2004

+8,4

1,25 bilhão

2005

+8,0

1,36 bilhão

2006

+14,2

1,55 bilhão

2007

+8,1

1,68 bilhão

2008

+6,9

1,79 bilhão

2009

+3,4

1,85 bilhão

2010

+8,8

2,01 bilhões

2011

+3,35

2,08 bilhões

2012

+4,02

2,16 bilhões

2013

+2,5 a 3,5

Entre 2,21 a RS 2,24 bilhões (P)