Lojistas acreditam que presente do dia das crianças não deve ultrapassar R$ 150

Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 110 empresários no período de 3 a 10 de setembro apontou que 42,37% dos lojistas da capital mineira acreditam que o presente para o Dia das Crianças deve ficar entre R$ 30,01 e R$ 50. Já 25,42% dos empresários entrevistados acham que o ticket médio será entre R$ 50,01 a R$ 75. Em seguida estão: de R$ 100,01 a R$ 150 (13,56% dos entrevistados); até R$ 30 (10,17%) e de R$ 75,01 a R$ 100 (8,47%).
Apesar de acreditar em um ticket médio mais baixo em relação ao ano de 2012, quando parte dos entrevistados acreditavam em vendas de presentes até acima de R$ 400, o lojista está otimista com a data. Para 50,82% dos entrevistados as vendas serão iguais ao ano anterior; 32,79% acreditam que serão maiores e 16,39% acham que haverá queda em relação ao ano de 2012.
A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores, de acordo com 86,89% dos lojistas será o parcelado no cartão de crédito. Em seguida estão: crediário/carnê (6,56%); cartão de débito (3,28%), dinheiro (1,64%) e à vista no cartão de crédito (1,64%).
Para atrair os clientes os lojistas utilizarão de vitrine atrativa e promoções. Em seguida estão os seguintes itens (19,67% das respostas para cada um): publicidade e propaganda (18,03%), prazo de pagamento (14,75%), variedade de marcas e produtos (8,2%), atendimento qualificado (8,2%), descontos (4,92%), brindes (3,28%) e brincadeiras (3,28%).
Os juros, ainda em patamares elevados, podem prejudicar as vendas segundo 38,6% dos entrevistados. Em seguida estão: inflação (26,32%), concorrência dos produtos importados (12,28%), desaceleração econômica (8,77%), dificuldade em obter crédito (5,26%), dólar alto (5,26%), outros que incluem endividamento do cliente e manifestações (3,51%).
O estoque não será aumentado segundo 37,04% dos empresários. Já 33,33% não sabem e 29,63% farão aumento.
Brinquedo é o item que deverá apresentar melhor desempenho de acordo com 43,33% dos entrevistados. Em seguida estão: roupas (21,67%), calçados (16,67%), jogos eletrônicos (13,33%) e linha colegial (5,0%).
Vendas no mês de outubro
(P) Previsão
Ano
|
Variação em %
(Out / Out)
|
Vendas
|
2002
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+12,3
|
1,13 bilhão
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2003
|
+2,4
|
1,16 bilhão
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2004
|
+8,4
|
1,25 bilhão
|
2005
|
+8,0
|
1,36 bilhão
|
2006
|
+14,2
|
1,55 bilhão
|
2007
|
+8,1
|
1,68 bilhão
|
2008
|
+6,9
|
1,79 bilhão
|
2009
|
+3,4
|
1,85 bilhão
|
2010
|
+8,8
|
2,01 bilhões
|
2011
|
+3,35
|
2,08 bilhões
|
2012
|
+4,02
|
2,16 bilhões
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2013
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+2,5 a 3,5
|
Entre 2,21 a RS 2,24 bilhões (P)
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