Imprensa -

Inadimplência entre pessoas jurídicas na capital registra alta

Sugestão de Pauta

A inadimplência entre pessoas jurídicas na capital mineira registrou alta no mês de fevereiro em função das dificuldades econômicas do país. A informação é do Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). De acordo com a pesquisa, houve crescimento de 9,30% no número de empresas inadimplentes, na comparação com fevereiro de 2016. Na opinião do vice-presidente da CDL/BH, Marco Antônio Gaspar, esse aumento é resultado da piora do cenário macroeconômico, aliado ao aumento dos custos e à queda nas receitas que, consequentemente, diminuem o lucro. “Tudo isso impacta diretamente na capacidade de pagamento das empresas”, afirma.

Pessoas Jurídicas Inadimplentes – Variação Anual

(Gráfico 1)

Gaspar explica ainda que, embora o crescimento da inadimplência seja menor quando comparado ao mesmo período do ano anterior (18,35%), “esse resultado está muito mais atrelado ao menor consumo e investimentos das empresas do que na melhora de suas receitas e, consequentemente, de sua capacidade de pagamento”.

Na base de comparação mensal (Fev.2017/Jan.2017) também foi registrado aumento, com alta de 0,83%.

Pessoas Jurídicas Inadimplentes – Variação Mensal

(Gráfico 2)

Dívidas – O indicador de dívidas de pessoas jurídicas em atraso junto ao SPC da CDL/BH apresentou em fevereiro de 2017, na comparação com janeiro do mesmo ano, um crescimento de 0,65%. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Fev. 2017/Fev. 2016) foi verificado aumento de 6,64%. Aqui, mais uma vez, segundo Marco Antônio Gaspar, observamos os reflexos do momento adverso da economia brasileira. “A instabilidade econômica desacelerou o consumo das famílias devido à falta de confiança e ao desemprego. Isso afetou diretamente a receita das empresas, que se viram sem capital para investir e pagar suas dívidas”, acrescenta.

Dívidas em atraso – Variação Anual

(Gráfico 3)

Ainda de acordo com a pesquisa, o número médio de dívidas de pessoas jurídicas em fevereiro de 2017 passou de 2,04 por CNPJ.

Metodologia – Os indicadores de inadimplência apresentados neste material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a CDL/BH tem acesso. O indicador de pessoas físicas inadimplentes mostra a variação mês a mês no número de pessoas registradas na base do SPC Brasil. Cada pessoa física inadimplente é contada apenas uma vez, independente do número de dívidas que tenha em atraso. Já o número de dívidas em atraso mostra a quantidade média de dívidas em atraso de cada pessoa física.