Imprensa -

Inadimplência de pessoas jurídicas segue em alta na capital

Sugestão de Pauta

A inadimplência das empresas da capital mineira continua apresentando crescimento, conforme apontam os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Segundo a pesquisa, em março deste ano houve alta de 9,57% no número de pessoas jurídicas inadimplentes, na comparação com o mesmo mês de 2016, quando o índice foi ainda maior (16,71%).

Na opinião da economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, esse crescimento é resultado do aumento dos custos e da queda nas receitas, já que o consumidor está mais contido e receoso. “O momento adverso da economia brasileira desacelerou o consumo das famílias devido à falta de confiança e ao desemprego. Isso afetou diretamente a receita das empresas, que se viram sem capital para investir e, consequentemente, para quitar suas dívidas”. Na comparação mensal (Mar.2017/Fev.2017) houve aumento de 0,50% no número de pessoas jurídicas inadimplentes em BH.

Na análise de empresas devedoras por CNAE, o setor que apresentou maior índice de inadimplência na variação anual (Mar.17/Mar.16) foi o de serviços (13,43%), seguido por indústria (9,82%) e comércio (7,50%). Já a agricultura registrou queda de 2,27%. “Esse crescimento no número de empresas inadimplentes do segmento de serviços está atrelado à retração da atividade econômica do setor que, em Minas Gerais, foi de 4,0% nos últimos doze meses”, ressalta a economista.

Dívidas – O indicador de dívidas de pessoas jurídicas em atraso junto ao SPC da CDL/BH apresentou crescimento de 0,44% na comparação mensal (Mar.17/Fev.17). E na análise com o mesmo mês do ano passado (Mar.17/Mar.16) foi verificado aumento de 6,56%.

Metodologia – Os indicadores de inadimplência, apresentados neste material, contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a CDL/BH tem acesso. O indicador de pessoas jurídicas inadimplentes mostra a variação mês a mês no número de pessoas registradas na base do SPC Brasil. Cada pessoa jurídica inadimplente é contada apenas uma vez, independentemente do número de dívidas que tenha em atraso. Já o número de dívidas em atraso mostra a quantidade média de dívidas em atraso de cada pessoa jurídica.