Gastronomia de Minas Gerais

A reunião comemorativa dos dois anos da Frente da Gastronomia Mineira reuniu, na última segunda-feira (9/05), no auditório da CDL-BH, três secretários de Estado de Governo, lideranças empresariais e gestores de entidades representativas para homenagear não apenas as conquistas alcançadas, mas, principalmente, os integrantes que, voluntariamente e por meio do espírito empreendedor, têm feito da Frente um das principais instâncias de articulação e proposição de ideias que visam valorizar e alavancar a cozinha mineira.

O encontro também foi marcado por importantes anúncios de apoio e incentivos por parte do Governo do Estado. O secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, falou sobre dois projetos da Secretaria que poderão contribuir e somar ao trabalho da Frente – o Circula Minas, que proporciona o custeio de viagens de agentes culturais dentro e fora do Estado e o Fundo Estadual de Cultura, que poderá, segundo ele, patrocinar iniciativas ligadas à gastronomia.

“Até o final deste mês lançaremos o edital do Fundo. Consideramos a gastronomia no quadro de atividades culturais em Minas Gerais. Apta, portanto, a participar do edital do Fundo Estadual de Cultura e de outras iniciativas com recursos públicos dentro da programação da nossa Secretaria. A gastronomia é, de fato, um fenômeno da cultura e acreditamos na valorização do turismo como caminho seguro para o desenvolvimento de Minas”, explicou Ângelo Oswaldo.

Legado de boas iniciativas

O novo secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, que acaba de assumir a direção da pasta, falou sobre o legado deixado pelo deputado Agostinho Patrus Filho na Setur, cujo trabalho protagonizou a inclusão da gastronomia na agenda de políticas públicas, especialmente a partir da criação da Superintendência da Gastronomia.

“Precisamos sempre nos apoiar nos ombros daqueles que nos sucederam. Toda vez que percorremos Minas Gerais encontramos esse grande atrativo turístico que é a gastronomia. Coloco a Setur à disposição da Frente para que possamos continuar com esta profícua parceria”, disse Ricardo Faria, que também falou sobre a importância da criação da Casa da Gastronomia e anunciou o Guia das Olimpíadas, que contempla a cadeia produtiva da gastronomia mineira.

Um dos grandes parceiros da Frente da Gastronomia, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, agora sob a liderança do deputado Professor Neivaldo, também prestou sua homenagem à Frente. “Estou há uma semana na Secretaria, mas já me colocaram a importância do trabalho desenvolvido por este grupo de profissionais. Sem dúvida alguma que a Frente continuará com a participação e o apoio da Secretaria. Para nós, essa parceria significa pensar na produção sustentável, no pequeno produtor, na agricultura familiar. E encontrar um grupo como esse, que pensa na gastronomia como um todo, é essencial para o trabalho que desenvolvemos”, ressaltou Professor Neivaldo.

O anfitrião Bruno Falci, presidente da CDL-BH, falou sobre a importância econômica da gastronomia. “Todos os setores estão sofrendo com a crise, mas o turismo e a gastronomia têm segurado os índices econômicos. Por isso, movimentos como a Frente da Gastronomia passam a ser fundamentais para Minas Gerais. Por meio do turismo, temos uma infinidade de setores que se beneficiam, empregando milhares de pessoas”, disse.

Planejamento e ações

O coordenador da Frente, Agostinho Patrus Filho, agradeceu a atenção dos secretários ao trabalho desenvolvido e falou sobre as principais conquistas. “No primeiro ano, em 2014, formulamos a Frente, elegemos a secretaria-executiva e planejamos as ações. No ano passado, nos estruturamos, criamos nosso plano e ferramentas de comunicação, fizemos o Relatório da Gastronomia, entre outras ações. Em 2016 passamos para a execução do nosso planejamento, lançamos novas ações, mas, o mais importante, conquistamos a adesão de importantes parceiros, que nos dá legitimidade, capacidade de representação e reconhecimento junto aos poderes públicos e à sociedade”, enfatizou.

“Somado a isso, tivemos inúmeros convites para participação em eventos, entrevistas, grupos de trabalho, concursos e editais, especialmente o da Codemig, reconhecimento por parte do governador, que nos convidou para um almoço e também da mídia, que tem dado importante espaço. Então, é o momento de agradecer porque o trabalho desta Frente não é de uma pessoa, e, sim, de muitas pessoas, de todos nós. Esse reconhecimento se deve fundamentalmente à participação de cada um. É a demonstração que unidos somos mais fortes”, completou Agostinho Patrus Filho.

Durante a comemoração dos dois anos da Frente, a homenagem principal foi para o Sr. Roney de Almeida, proprietário da Mercearia Paraopeba, em Itabirito. Fundada em 1894, o negócio de família – empreendimento de 24m², que comercializa mais de mil itens – já passou por quatro gerações. É considerada a quitanda mais famosa de Minas e uma verdadeira instituição da gastronomia mineira, fazendo parte da nossa história e garantindo a sobrevivência de inúmeras famílias de produtores.

O encontro também contou com a importante presença da presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Cristiane Serpa, da presidente da Fundação Educacional Caio Martins, Maria Tereza Lara, além de gestores de outras instituições parceiras, chefs de cozinha, professores, empreendedores do mercado gastronômico e demais apoiadores. A Orquestra Jovem da Fucam agraciou os convidados com uma emocionante apresentação.