Imprensa -

Fundação CDL Pró-Criança inaugura Centro de Desenvolvimento Social

Sugestão de Pauta

No dia em que comemorou 31 anos, 10 de outubro, a Fundação CDL Pró-Criança apresentou sua nova unidade, o Centro de Desenvolvimento Social (CDS).  Localizado no centro da capital (Av. Amazonas, 311, 3° andar), o Centro conta com uma estrutura moderna e ampla. Ao todo, são 364 metros quadrados, divididos em quatro salas de aula (sendo três salas modulares), sala de atendimento social, recepção, cozinhas. O local tem capacidade para atender diariamente 200 jovens em cada turno (manhã e tarde), totalizando 2 mil por semana e 8 mil por mês. Atualmente, circulam diariamente em média 225 jovens pelo espaço e 4,5 mil por mensalmente.

Na unidade são oferecidos os cursos e formação profissional aos jovens atendidos pelo Programa Educação e Trabalho (PET). Também são realizadas as oficinas Introdutórias de formação ao Mercado de Trabalho do PET, que são: auxiliar administrativo, comércio e serviço e logística. O objetivo do CDS é, além da capacitação dos aprendizes, o desenvolvimento dos demais projetos sociais da Fundação, que atualmente são: Ver É Bom Demais, Sorridente, Brincadeira É Coisa Séria, Natal de Todo Mundo e o programa de estágio Grandes Talentos.

O presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Vilson Mayrink, explica a importância da nova estrutura. “Com esse novo espaço, pretendemos aumentar e melhorar nossa capacidade de atendimento, proporcionando formação técnico-profissional ordenada e compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem como aprendiz, no intuito de capacitá-lo para o exercício de uma profissão”, esclarece.  “O nosso trabalho é focado na educação, possibilitando aos adolescentes e jovens uma vida melhor e mais dignidade”, acrescenta.

Programa Educação e Trabalho promove a qualificação profissional e a inserção de jovens no mercado de trabalho.

O Programa Educação e Trabalho (PET) da Fundação CDL Pró-Criança, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), tem por objetivo ser o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis. O Programa promove a formação profissional e cidadã dos jovens, possibilitando aos aprendizes atuarem com qualidade e responsabilidade nos diversos segmentos empresariais. Durante todo o período de aprendizagem, eles recebem uma formação técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas e são acompanhados por uma equipe especializada.

Inscrições são realizadas diariamente para o Programa Educação e Trabalho (PET)

A média de inscrições para o programa PET nos últimos trimestre foi de 1.162 jovens por mês.  Elas acontecem diariamente e os interessados são chamados para o processo seletivo, conforme demanda. Por mês, são encaminhados 190 jovens para serem entrevistados pelas empresas, e 85 para contratação. Desde seu início, em 1999, o PET já capacitou cerca de 12 mil jovens e inseriu  mais de 4 mil no mercado de trabalho

PET atua em conformidade com a Lei do Aprendiz

Criado em 1999 com o nome Educar e Crescer, o projeto tinha como objetivo qualificar para o mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. No ano 2.000, tornou-se um programa de aprendizagem em conformidade com a Lei nº 10.097 (Lei do Aprendiz) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo a Lei da Aprendizagem, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários. Pode se tornar um jovem aprendiz do PET os adolescentes, moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, com idade entre 15 a 20 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio e que a renda per capita do grupo familiar seja de no máximo um salário mínimo.