Imprensa -

Evento mundial de inovação focado no varejo será realizado na CDL/BH

Sugestão de Pauta

Neste final de semana, dias 13,14 e 15 de setembro, Belo Horizonte irá receber a primeira edição do Startup Weekend Retail de Minas Gerais, evento mundial de inovação focado em varejo. O encontro acontecerá no Espaço Varejo Inteligente, que fica na sede da CDL/BH. Na sexta, dia 13, o evento será de 18h às 22h. No sábado, de 8h às 22h e no domingo, dia 15, de 8h às 19h.

O Startup Weekend é um evento mundial realizado por meio uma rede global de líderes e empreendedores, que tem por missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Organizado pela Techstars, o evento é apoiado por empresas como o Google for Startups. Mais de 8.000 startups já foram criadas nos eventos realizados em mais de cem países.

Na etapa de Belo Horizonte, o desafio será criar uma startup (empresa com solução escalável e inovadora) em 54 horas para solucionar algum desafio do varejo. O evento conta com a participação de mentores, jurados, mídia, facilitadores, investidores e muito mais. Ao longo de um intenso final de semana, os participantes tiram suas ideias do papel e as colocam em prática, transformando-as em verdadeiros negócios a serem avaliados por uma banca especializada.

"Promover a inovação nos setores de comércio e serviços é uma das bandeiras da nossa gestão, por isso buscamos realizar e apoiar iniciativas e projetos como o Startup Weekwnd”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. “Ao receber esse evento em nossa sede, nosso objetivo é proporcionar uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores possam descobrir se suas ideias de startups são viáveis para o mercado. Além disso, também será uma oportunidade para que nossos lojistas encontrem soluções inovadoras para melhorar seus negócios e aumentar suas vendas", acrescenta Souza e Silva.

CDL/BH é escolhida para sediar o evento por sua história de inovação

A escolha da CDL/BH para receber a primeira edição do Startup Weekend Retail de Minas Gerais se deve por sua história de inovação, tecnologia e apoio ao seu uso pelo varejo. A instituição promove desde 2016 o Varejo Inteligente, programa que desenvolve startups para solucionarem os desafios do setor e estimula a inovação para o comércio através de capacitações e programas para o empresário varejista. O evento acontecerá no espaço Varejo Inteligente da CDL/BH, um coworking e espaço de inovação dedicado à startups e programas de empreendedorismo para o varejo, que é o primeiro espaço de inovação focado no micro e pequeno empresário.

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo: qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e competências dos participantes e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado.

No final do evento, dia 15 de setembro, a CDL/BH irá premiar as três primeiras startups vencedoras do evento Startup Weekend com a utilização gratuita por 30 dias do Espaço Varejo Inteligente.