Imprensa -

Endividamento das empresas da capital mineira está em desaceleração

Sugestão de Pauta

A melhora dos indicadores econômicos tem contribuído para reduzir o aumento da inadimplência entre as empresas. Em agosto deste ano, houve crescimento de +6,97% no número de pessoas jurídicas inadimplentes, na comparação com o mesmo período de 2016. Apesar do aumento, o indicador vem apresentando decréscimo. O índice deste mês representa, aproximadamente, a metade do que o registrado em agosto de 2016, quando o aumento foi de +13,90%. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

Segundo o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, essa desaceleração é resultado da queda na inflação (Ago. de 17 em 0,19%/Ago. de 16 em 0,44% IBGE), e da taxa de juros (Ago.17 = 9,25%/ Ago.16 = 14,25% de acordo com o Banco Central). “A inflação em queda diminui o custo de vida da população e aliado à diminuição do desemprego (2ºtri.17 em 13,2%/1º tri.16 em 14,5% de acordo com o IBGE) aumenta a renda em circulação. Estes dois fatores juntos geram um impacto positivo na receita das empresas. Já a taxa de juros em patamares menores facilita a negociação das dívidas”, explica. Na base de comparação mensal (Ago.17/Jul.17), houve recuo de -0,65% no número de pessoas jurídicas inadimplentes em Belo Horizonte.

Ao analisarmos os setores, o segmento que detém a maior quantidade de devedores registrados na variação anual (Ago.17/Ago.16), é o setor de Serviços com 9,70%, seguido pela indústria (6,36%), e comércio (5,83%). “O setor de serviços é o último a sentir os efeitos de uma recessão, mas também é o que leva mais tempo para se recuperar. Pois, em geral, as pessoas quando precisam cortar despesas deixa justamente de gastar com restaurantes, salões de beleza e bares, dentre outros, o que justifica a maior inadimplência neste setor”, explica Falci.

Número de dívidas das empresas de Belo Horizonte cai em agosto

O número de dívidas em atraso de pessoas jurídicas conforme dados do SPC da CDL/BH apresentou queda de -0,37%, na comparação mensal (Ago.17/Jul.17). Na abertura anual (Ago.17/Ago.16), foi registrado crescimento de +4,23. No ano anterior, este índice foi de +15,41%. “O número de dívidas está seguindo a mesma tendência da inadimplência das empresas, ainda está aumentando, mas em ritmo mais lento”, afirma Bruno Falci.

O número médio de dívidas de pessoas jurídicas em agosto 2017 foi de 2,02 por CNPJ.

Metodologia – Os indicadores de inadimplência apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e as CDL/BH têm acesso.