Empresários da capital mineira estão mais confiantes

A melhora de alguns indicadores econômicos do país tem deixado os empresários da capital mineira mais confiantes. Isso é o que aponta o Indicador de Confiança do Empresário realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). De acordo com o estudo, o índice de confiança dos empresários de BH quanto ao cenário econômico do país e às finanças de seu próprio negócio foi de 50,7 pontos no primeiro trimestre deste ano. Pela primeira vez, desde outubro de 2015, o resultado ultrapassou o nível neutro de 50 pontos. Em outubro do ano passado havia sido de 45,7 pontos. O levantamento entrevistou 254 empresários do comércio de Belo Horizonte entre os meses de janeiro e março deste ano.

Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, o aumento da confiança dos empresários é fruto dos sinais de recuperação da economia. “Apesar do cenário ainda instável, todas as projeções de mercado apontam para uma melhora da economia neste ano. A inflação já vem desacelerando, os juros estão em queda e há previsão de crescimento do PIB”, analisa.

Indicador de Confiança do Empresário

(Gráfico 1)

Condições atuais – A pesquisa da CDL/BH também avaliou a percepção dos empresários sobre a condição atual da economia brasileira e sobre seu próprio negócio. No resultado geral, o indicador registrou 31,0 pontos em março. Apesar de estar abaixo do valor de referência (50 pontos), o índice foi melhor que o obtido em outubro de 2016, quando ficou em 22,5 pontos. “Mesmo estando um pouco melhor em relação ao ano anterior, esse resultado ainda é reflexo da adversidade econômica e política enfrentada pelo país ao longo de 2016”, explica Falci.

Indicador de Condições Gerais

(Gráfico 2)

Quando a avaliação é apenas sobre a condição atual da economia brasileira, temos um índice baixo (27,8 pontos), mas bem acima dos 17 pontos registrados em outubro/16.  O dirigente acredita que essa percepção ainda negativa também é fruto de fatores como aumento da inflação, elevação dos juros e alta da taxa de desemprego na capital e na Região Metropolitana em 2016. “A melhora dos indicadores econômicos no início deste ano não são perceptíveis em curto prazo”, justifica Bruno Falci.

Indicador de Condição Atual da Economia

(Gráfico 3)

Na avaliação da condição atual de seu próprio negócio, o indicador da CDL/BH registrou 34,2 pontos, resultado superior aos 28 pontos registrados em outubro de 2016, mas bem abaixo da média dos 50 pontos. Para o presidente da CDL/BH, essa percepção dos empresários demonstra como “os setores de comércio e serviços vêm sendo impactados com a desaceleração do consumo”.

Indicador de Condição Atual da Própria Empresa

(Gráfico 4)

Expectativa – Já o indicador de expectativa geral avalia a percepção dos empresários sobre a economia e seu próprio negócio para os próximos meses. Esse índice ficou em 65,5 pontos em março/17, maior resultado desde outubro/15. “Isso indica que os empresários estão mais esperançosos de que a situação econômica do país, bem como as receitas de suas empresas, se recuperem nos próximos meses”, explica Falci. O dirigente ressalta que esse dado positivo é reflexo do cenário de queda na inflação e juros em patamares menores registrados no início deste ano. “Esses fatores, entre outras medidas adotadas pelo governo, beneficiam os investimentos e incentivam a geração de emprego e renda”, complementa.

Indicador de Expectativa Geral

(Gráfico 5)

A pesquisa da CDL/BH também avaliou, separadamente, qual a percepção dos empresários sobre a expectativa para a economia nos próximos meses. E esse indicador registrou 60,6 pontos, resultado um pouco inferior ao de outubro/16 (61,6 pontos), mas ainda assim, bem acima da média (50 pontos). Para o dirigente, os empresários permanecem confiantes de que a economia voltará a crescer.

Indicador de Expectativa Economia

(Gráfico 6)

Quando a avaliação é sobre seu próprio negócio, a expectativa dos empresários para os próximos meses também se manteve em alta, ao registrar 70,4 pontos. Em outubro/16, esse índice ficou em 64,7.

Indicador de Expectativa Própria Empresa

(Gráfico 7)

Resultados por porte da empresa – A pesquisa apontou que, apesar do cenário econômico e político adverso, os empresários de médias (50 a 99 empregados) e grandes empresas (mais de 100 empregados) são os mais confiantes de que a situação atual poderá melhorar nos próximos meses, registrando 72,7 pontos. Já entre as pequenas empresas (10 a 49 empregados) e as micro (até nove empregados) a pontuação foi, respectivamente, 52,6 e 49,8.

Indicador de Confiança por porte da Empresa

(Gráfico 8)

Metodologia – O Indicador de Confiança do Empresário realizado pela CDL/BH é formado por quatro indicadores individuais, sendo eles: condições atuais da economia brasileira, condições atuais do próprio negócio do empresário, expectativa para a economia brasileira e expectativa para o próprio negócio do empresário. A média desses indicadores é utilizada para o cálculo do indicador de confiança dos empresários.

Quando um desses indicadores vier abaixo de 50, indica que houve percepção de piora por parte dos empresários. A escala do indicador varia de zero a cem. Onde zero indica a situação limite em que todos os entrevistados consideram que as condições gerais da economia e dos negócios “pioraram muito” e cem indica a situação limite em que todos os entrevistados consideram que as condições gerais “melhoraram muito”.