Empresários apostam em ofertas e promoções para aumentar as vendas no Dia dos Namorados








De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 100 empresários da capital, entre os dias 5 e 20 de maio, 29% dos entrevistados estão apostando em ofertas e promoções para intensificar as vendas no Dia dos Namorados. A decoração (17%) e a propaganda e publicidade (17%) vêm logo em seguida como opções de estratégias. Outros 11% investirão em atendimento qualificado e 8% em ambiente agradável. Somente 2% acreditam que os brindes irão conquistar os clientes.
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Segundo a pesquisa, neste ano a expectativa do tíquete médio de compras está em torno de R$ 101,85. Em 2014 o valor foi de R$ 145,82. Para Davidson Cardoso, vice-presidente da CDL/BH, essa diminuição pode ser explicada pelo aumento da inflação, que limita o poder de compra do consumidor. “A alta da inflação provoca um efeito corrosivo sobre a renda, com isso a capacidade de adquirir bens e serviços torna-se menor”, ressalta.
Para Cardoso, a instabilidade econômica pela qual passa o Brasil explica, inclusive, o alto índice de entrevistados (33%) que não soube responder qual a expectativa do tíquete médio para a data em 2015.
(Imagem 2)
Vendas – Para 57% dos empresários, as vendas do Dia dos Namorados desse ano serão inferiores às de 2014. Na opinião dos entrevistados pessimistas, essa queda deve representar em média 25%. Outros 29% acreditam que as vendas serão melhores que no ano passado, com um crescimento médio de 15%. Para os 14% restantes, a expectativa é de que elas sejam iguais à de 2014.
(Imagem 3)
Perguntados sobre o que poderia ajudar nas vendas, 31% dos lojistas responderam que seria o mercado de trabalho aquecido. 18% deles acreditam que seria a redução de juros e inflação. Com relação ao que poderia prejudicar as vendas, 36% acham que é a alta da inflação e 33% a crise política.
(Imagem 4)
Presentes – Para 25% dos empresários, os calçados serão a principal opção de presente para os namorados. As roupas vêm em segundo lugar, com 21% da preferência. Em seguida estão as flores (12%), os artigos diversos (9%), perfumes e cosméticos (6%), joias e bijuterias (5%). Itens de cama, mesa e banho correspondem a 5%, bombons somam 4%, cartões 4% e outros, 9%.
O vice-presidente da CDL/BH aposta na comercialização de kits como uma boa estratégia para atrair clientes. “Além de um bom custo-benefício, os kits podem ajudar principalmente os homens na escolha do presente ideal”, afirma.
(Imagem 5)
Ainda segundo Davidson Cardoso, o setor de serviços também é beneficiado pelo período do Dia dos Namorados, visto que bares, restaurantes, cinemas e motéis estão normalmente no topo das preferências do público alvo da data.
Pagamento – A maioria dos entrevistados (68%) aposta nas vendas com cartão de crédito, com parcelamento em até quatro vezes, como principal opção de pagamento. Na opinião de 12% a opção será o dinheiro e outros 10% acreditam no cartão de débito. A opção de parcelamento no cartão da loja não foi mencionada por nenhum lojista.
(Imagem 6)
Crescimento – De acordo com a CDL/BH, 2015 deve registrar um leve crescimento de 0,12% nas vendas no Dia dos Namorados em relação ao ano anterior, resultando em um valor de vendas em torno de R$ 2,142 bilhões. “O comércio vem sofrendo quedas nas vendas desde 2014, reflexo de inflação alta e taxa de juros em patamares maiores. Isso inibe o consumo de bens de maior valor agregado”, explica Davidson Cardoso.
Mês de Junho Dia dos Namorados |
Variação em relação ao ano anterior (%) |
Valor de Vendas do Comércio de Belo Horizonte – (aproximada) (em R$ de Maio/2015) |
2001 |
+1,2 |
1,34 bilhão |
2002 |
-5,5 |
1,27 bilhão |
2003 |
-0,9 |
1,25 bilhão |
2004 |
+20,2 |
1,51 bilhão |
2005 |
+10,4 |
1,67 bilhão |
2006 |
-2,4 |
1,63 bilhão |
2007 |
+6,2 |
1,74 bilhão |
2008 |
+5,5 |
1,83 bilhão |
2009 |
+2,0 |
1,87 bilhão |
2010 |
+5,2 |
1,98 bilhão |
2011 |
+2,38 |
2,03 bilhões |
2012 |
+4,37 |
2,12 bilhões |
2013 |
+0,22 |
2,13 bilhões |
2014 |
+0,18 |
2,14 bilhões |
2015 |
+0,12 (P) |
2,142 bilhões (P) |
(P) = Previsão