Imprensa -

E-commerce vai ser a grande força desta Black Friday

Sugestão de Pauta

Plataformas de vendas on-line, como o Clube de Vantagens CDL/BH, são ótimas alternativas para quem ainda não se estruturou no digital

72% dos belo-horizontinos vão comprar pela internet nesta Black Friday, conforme revela pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).  O e-commerce no Brasil faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para esta Black Friday, a expectativa para o faturamento nacional da entidade é de R$ 3,45 bilhões no comércio eletrônico. Em Belo Horizonte, o montante das vendas on-line deve chegar a quase R$ 1,5 bilhão.

O consumo via internet foi impulsionado pelo isolamento social e pelo longo período de fechamento das lojas físicas. Mesmo com o forte crescimento da modalidade de venda, muitos lojistas ainda não se adaptaram à nova realidade, afinal, criar um e-commerce otimizado, seguro e que atenda às expectativas do novo consumidor leva tempo. É neste cenário que plataformas coletivas de vendas vêm ganhando espaço e atraindo empreendedores e comerciantes que ainda não conseguiram criar seu próprio e-commerce. É o caso do Clube de Vantagens CDL/BH, que reúne empresas locais, em um único espaço virtual de vendas.  “Procuramos facilitar a vida do empreendedor. Para fazer parte do Clube, basta ter uma ótima oferta e um número para contato, por exemplo”, destaca o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.

Disponível em site e aplicativo para Android e IOS, o Clube de Vantagens CDL/BH abriga varejistas dos setores de vestuário, alimentação, bem estar e beleza, saúde, serviços, entre outros. “É uma plataforma que potencializa o contato do lojista com o consumidor final de forma segura, econômica e prática. Além de alavancar o comércio local”, afirma Souza e Silva.

Marketplace?

De acordo com o presidente da CDL/BH, a grande diferença do Clube para os famosos marketplaces é que o Clube de Vantagens CDL/BH funciona como uma plataforma digital de benefícios e também como vitrine virtual. “No marketplace, a relação é de mera compra e venda, os anunciantes precisam usar o meio de pagamento disponibilizado pelo marketplace para comercializar seus produtos e serviços. Nós disponibilizamos um espaço de divulgação assim como o marketplace, mas a venda em si acontece diretamente entre o anunciante e o consumidor. Afinal, o nosso objetivo é dar opções de bons negócios pra quem vende e para quem compra”, pontua. Ainda segundo o presidente, quem decide como vai receber o pagamento é o próprio anunciante.

Rotatividade

A plataforma desenvolvida pela CDL/BH possui milhares de empresas cadastradas e, por isso, consegue com frequência alternar as ofertas, sempre priorizando a máxima permanência dos anunciantes locais. Ao todo, são disponibilizadas em torno de 30 mil ofertas ao mês de produtos e serviços locais e de grandes marcas de todo o Brasil. Outro objetivo da plataforma é mostrar opções em benefícios como a vantagem de experimentar o produto, possibilidade de retirada ou de usufruir do serviço com mais comodidade e de forma mais rápida nas lojas locais.

Foco no consumidor e na Black Friday

O Clube de Vantagens CDL/BH também traz benefícios para o comprador que, além de comodidade e preços atrativos, recebe cashback, cupom de desconto, voucher, programa de pontos e o “CineClube”, onde os ingressos para cinema podem ter até 70% de desconto.  “Para esta Black Friday, a plataforma é mais um canal de venda que o empreendedor pode contar. Ele pode realizar o cadastro de suas ofertas e mostrar o seu trabalho para milhares de usuários de forma econômica e segura. Os associados contam ainda com a publicação premium, uma exclusividade que oferece anúncios destacados e personalizados”, finaliza Souza e Silva.