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Imprensa -

Dia dos Pais 2013!

Sugestão de Pauta

De acordo com pesquisa realizada pela CDL/BH no período de 10 a 25 de julho com 402 consumidores da capital mineira, o valor médio do presente dos pais ficará entre R$ 30,01 e R$ 100 segundo 62,41% dos entrevistados.

 
Dos consumidores entrevistados, 21,23% garantiram que irão gastar entre R$ 50,01 e R$ 75 com o presente; 20,72% desembolsarão entre R$ 30,01 e R$ 50 e 20,46% entre R$ 75,01 e R$ 100. Em seguida estão: de R$ 100,01 a R$ 150 (12,79% dos entrevistados), de R$ 150,01 a R$ 200 (9,72%), até 30 (8,44%), de R$ 200,01 a R$ 300 (3,07%), de R$ 300,01 a R$ 400 (2,05%) e acima de R$ 400 (1,53%).
 
GRÁFICO 1
 
Os presentes serão pagos em dinheiro de acordo com 34,35% dos entrevistados. Em seguida estão: pagamento parcelado no cartão de crédito (27,74%), cartão de débito (18,32%), à vista no cartão de crédito (10,18%), parcelado no cartão da própria loja (3,56%), à vista no cartão da própria loja (2,29%), à vista no cheque (2,04%), parcelado no cheque (1,02%) e parcelado no carnê/crediário (0,51%). 
 
GRÁFICO 2
 
Os consumidores que parcelarão o pagamento irão dividir em até duas vezes (39,38%), três (32,5%), cinco (11,25%), quatro (10,63%), seis (3,13%), oito (1,25%), nove (0,63%), dez (0,63%) e mais de dez (0,63%). 
 
GRÁFICO 3
 
Mais cautelosos, 44,17% dos consumidores não pretendem consumir mais no ano de 2013 em relação a 2012. Os que pretendem consumir mais totalizam 18,7% e 37,13% consumirão o mesmo em relação ao ano de 2012. No ano passado o índice de consumidores que pretendiam consumir mais nesta mesma data comemorativa foi de 39,03%; e os que não iriam consumir mais, um total de 38,52% e os que iriam consumir o mesmo em 2012 em relação a 2011, um total de 22,45% dos entrevistados.
 
GRÁFICO 4
 
 
Local das compras
 
Os locais escolhidos para as compras são os shoppings (34,27%), região onde mora (17,39%), hipercentro (9,46%), centros comerciais (8,44%), Savassi (6,65%), internet (4,09%)  e shoppings populares (3,84%). Consumidores que não têm preferência quanto ao local para as compras totalizam 15,85% dos entrevistados. Ao somarmos os locais escolhidos para as compras (região onde mora, Hipercentro, centros comerciais e Savassi), nota-se preferência pelos diversos centros comerciais da capital que totalizam 41,94% das respostas. 
 
GRÁFICO 5
 
 
Presente ideal
 
Roupa é o presente ideal de acordo com 45,82% dos consumidores. Calçados estão em segundo lugar (17,11%) seguido de perfumes (12,02%), relógios (4,48%), artigos esportivos (4,07%), acessórios (3,05%), CDs/DVDs (2,85%), Livraria e Papelaria (2,85%), eletro/eletrônicos (2,65%), telefone celular (1,43%), bebidas (1,43%), bombons (1,22%), outros que incluem artigos para churrasco, objetos decorativos relativos à moto e pijama (0,61%), instrumentos musicais (0,2%) e óticas (0,2%).
 
GRÁFICO 6 
 
Como já é tradição do consumidor brasileiro, ele deixará as compras para última hora. Segundo a pesquisa, 72,39% dos entrevistados só efetuarão as compras em agosto. Em seguida estão: 11,44% no mês de julho; 8,96% que já compraram o presente; 3,73% que ainda estão comprando e 3,48% que não comprarão nenhum presente.
 
GRÁFICO 7
 
Atendimento
 
O que mais agrada os consumidores na hora de fazer as compras é: atendimento qualificado (31,39% dos entrevistados), preço/valor dos produtos (22,87%), ambiente agradável (16,14%), acesso/estacionamento (9,42%), facilidades de pagamento (7,4%), segurança (4,04%), qualidade/mix de produtos (4,04%), proximidade de casa (3,59%) e grife/marca (1,12%).
 
GRÁFICO 8
 
As principais dificuldades na hora de efetuar as compras são: preço/valor dos produtos (40,9% das respostas), atendimento desqualificado (31,17%), qualidade/mix de produtos (13,97%), falta de flexibilidade na negociação (6,23%), formas de pagamento (3,49%), condições de pagamento (2,99%) e outros que incluem estacionamento, lojas cheias e segurança (1,25%).
 
GRÁFICO 9
 
Recursos
 
Perguntados se utilizarão recursos de terceiros para comprar o presente, 96,41% dos consumidores afirmaram que não utilizarão. Pegar dinheiro emprestado com amigos e parentes é a forma encontrada por 1,79% dos entrevistados para comprar o presente. Em seguida estão: utilizar o cartão de crédito de amigos e/ou parentes (1,03%) e cheque especial (0,77%).
 
GRÁFICO 10
 
Comemoração
 
O Dia dos Pais será comemorado com almoço em família de acordo com 69,07% dos entrevistados. Almoço em restaurante é a opção de 17,01% dos consumidores; 11,08% não farão nenhuma comemoração; 2,06% farão uma visita ao pai ou se reunirão com a família na casa do avô e 0,77% irão ao cinema ou teatro.
 
GRÁFICO 11
 
Análise
 
Observando o resultado da pesquisa, 34,35% dos entrevistados afirmaram que pagarão o presente em dinheiro. Isto coincide com o fato da maioria das compras serem realizadas em agosto, já que grande parte dos consumidores recebe o salário no 5º dia útil. O consumidor sempre faz pesquisa de preço, de local e de variedade de produtos, para só depois efetuar as compras. 
 
As compras a prazo não devem apresentar um número elevado de parcelas. De acordo com a pesquisa, 71,88% dos consumidores que irão parcelar as suas compras pretendem pagar em duas ou três parcelas.
 
Além dos preços, os consumidores também estão preocupados com a comodidade e praticidade na hora de fazer as compras, fato que deve ser levado em consideração pelos lojistas ao se preparem para a data (31,39% afirmaram que o atendimento qualificado é o que mais os agrada na hora de efetuar as compras; 17,39% comprarão o presente na região onde moram).
 
Nos itens que mais desagradam o consumidor, vê-se um efeito maior do aumento da inflação, dado que o item preço/valor dos produtos representou 40,9% das respostas. Esse resultado pode ser atrelado à recente subida do nível de preços, que tem efeitos significativos no poder de compra das pessoas, principalmente aquelas com rendimentos mais baixos. 
 
 
Expectativa
 
Embora não figure entre as três melhores datas para o comércio varejista, o Dia dos Pais motiva gastos e apresenta-se como uma alternativa para os lojistas. A expectativa da CDL/BH para 2013 é um crescimento entre 1% a 2% em relação ao ano anterior, o que deve gerar vendas em torno de R$ 1,82 bilhão no comércio varejista de Belo Horizonte. Em 2012 o comércio fechou o mês de agosto (Dia dos Pais) com crescimento de 3,24% em relação a 2011.