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Dia dos Pais!

Sugestão de Pauta

Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 400 consumidores da capital mineira, durante o período de 7 a 24 de julho, apontou que a maioria deles (63,73%) irá comprar o presente dos pais nas lojas de rua. A divisão dos locais escolhidos foi: na região onde mora (39,38% dos consumidores), shopping center (21,5%), centros comerciais (15,28%), internet (6,74%), hipercentro (6,48%), shopping popular (2,85%) e Savassi (2,59%). Os consumidores que afirmaram não ter preferência quanto ao local da compra totalizam 5,18%.

O valor médio do presente ficará entre R$ 30 e R$ 100 de acordo com 66,15% dos consumidores pesquisados. Dos entrevistados, 22,48% garantiram que irão gastar entre R$ 50,01 e R$ 75 com o presente e 20,67% desembolsarão entre R$ 75,01 e R$ 100. Em seguida estão: de R$ 100,01 e R$ 150 (16,8% dos entrevistados), de R$ 30,01 a R$ 50 (14,99%), até 30 (8,01%), de R$ 150,01 a R$ 200 (7,75%), de R$ 200,01 a R$ 300 (5,17%), acima de R$ 400 (2,58%) e de R$ 300,01 a R$ 400 (1,55%).

 Os presentes serão pagos em dinheiro de acordo com 36,62% dos entrevistados. Em seguida estão: parcelado no cartão de crédito (31,43%), cartão de débito (13,25%), à vista no cartão de crédito (11,17%), parcelado no cartão da própria loja (3,12%), à vista no cartão da própria loja (2,34%), à vista no cheque (1,56%), parcelado no cheque (0,26%) e parcelado no carnê/crediário (0,26%).

 Mais cautelosos, 45,45% dos consumidores não pretendem consumir mais no ano de 2014 em relação a 2013. Os que pretendem consumir mais totalizam 20,59% e 33,96% consumirão o mesmo em relação ao ano de 2013.

 Presente ideal

Roupa é presente ideal de acordo com 41,24% dos consumidores. Calçados estão em segundo lugar (16,93%) seguido de perfumes (8,17%), acessórios (7,77%), livraria e papelaria (5,18%), relógios (4,18%), artigos esportivos (3,98%), bebidas (3,59%), CDs/DVDs (2,59%), eletroeletrônicos (2,59%), telefone celular (1,99%), outros que incluem viagem e ainda não sabem o que comprar (0,8%), bombons (0,6%), artigos de tabacaria (0,2%) e instrumentos musicais (0,2%).

 Como já é tradição do consumidor brasileiro, as compras serão deixadas para última hora. Segundo a pesquisa, 63,92% dos entrevistados só efetuarão as compras em agosto. Em seguida estão: no mês de julho (19,59%), já compraram o presente (9,28%), estão comprando (6,7%) e não comprarão (0,52%).

Preferência

O que mais agrada os consumidores na hora de fazer as compras é: preço/valor dos produtos (34,48% dos entrevistados), facilidades de pagamento (23,4%), atendimento qualificado (11,82%), ambiente agradável (11,08%), acesso/estacionamento (5,91%), proximidade de casa (4,43%), qualidade/mix de produtos (4,43%), segurança (2,71%) e grife/marca (1,72%).

As principais dificuldades na hora de efetuar as compras são: preço/valor dos produtos (44,53% das respostas), atendimento desqualificado (32,06%), qualidade/mix de produtos (14,25%), formas de pagamento (4,83%), falta de flexibilidade na negociação (2,8%), condições de pagamentos (1,27%) e outros citados como lojas cheias (0,25%).

Comemoração

O Dia dos Pais será comemorado com almoço em família de acordo com 71,5% dos entrevistados. Almoço em restaurante é a opção de 14,25% dos consumidores; 12,69% não farão nenhuma comemoração; 0,78% irão ao cinema/teatro e outros 0,78% ainda não sabem.

Expectativa

Embora não figure entre as três melhores datas para o comércio varejista, o Dia dos Pais motiva gastos e apresenta-se como uma alternativa para os lojistas. A expectativa da CDL/BH para 2014 é um crescimento entre 1% a 2,5% em relação ao ano anterior, o que deve gerar vendas em torno de R$ 1,86 bilhão no comércio varejista de Belo Horizonte. Em 2013 o comércio fechou o mês de agosto (Dia dos Pais) com crescimento de 1,87% em relação a 2012.




Assessoria de Imprensa da CDL/BH
Cristina Reis | Débora de Oliveira
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