Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Da faxina ao empreendedorismo

Sugestão de Pauta

A história de Mazé Lima, criadora da Mazé Doces Artesanais do Brasil, é destaque na programação do Summit Experience que começa nesta terça-feira, dia 10. Inscrições são gratuitas

A pequena Carmópolis de Minas, localizada na região Centro-Oeste do Estado e a 110 quilômetros de Belo Horizonte, é a cidade natal de Maria José Lima de Freitas, a Mazé. Foi lá que a empreendedora, após ser demitida no retorno de sua licença maternidade e procurar por oportunidades de emprego, iniciou seu empreendimento: a produção de doces. As iguarias eram vendidas pelas ruas de Carmópolis. 

Inicialmente, Mazé produzia doces diversos, até que foi desafiada por um cliente a ofertar doces de frutas cristalizadas. A mudança exigiria um investimento. A doceira conseguiu R$ 5 mil emprestados, com juros de 5% ao ano. Apesar do trabalho, a empresa não decolou, a dívida aumentou e a empreendedora viu seu negócio estagnar. Foi então que ela buscou capacitação em empreendedorismo, via Sebrae-Minas, e conseguiu restabelecer seu negócio.

Hoje, 21 anos após a produção do primeiro doce, a Mazé Doces Artesanais do Brasil tornou-se referência do segmento. A empresa, comandada por Mazé e seus dois filhos, conta com 16 colaboradoras, 27 fornecedores locais e comercializa 35 toneladas de doces por ano. Atualmente, seu principal meio de venda é on-line.

A história da empreendedora é um dos grandes exemplos de persistência e empreendedorismo que será apresentada no Summit Experience Comércio e Serviços, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pelo Sebrae-Minas, entre os dias 10 e 12 de novembro, com inscrições gratuitas. A palestra de Mazé (Case Mazé Doces: Tudo é possível quando acreditamos e fazemos com amor) será apresentada no dia 11, às 18h10.

 O Summit Experience Comércio e Serviços 2020 é um evento que reúne especialistas renomados em inovação, novas tecnologias, mercado e experiências voltadas ao segmento varejista. A segunda edição do encontro será digital devido às restrições causadas pela pandemia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de novembro no endereço: www.summit2020.cdlbh.com.br