Imprensa -

Crescimento foi maior entre idosos e mulheres

Sugestão de Pauta

O número de consumidores de Minas Gerais com o nome inscrito no cadastro de devedores do Serviço de Proteção do Crédito (SPC) encerrou o mês de maio em alta.

De acordo com o indicador de inadimplência do Conselho Estadual do SPC, na variação anual (Mai.19/Mai.18), o endividamento aumentou 2,44% entre os mineiros. Essa alta pode ser explicada pela elevação da inflação (Acumulado dos últimos 12 meses em 4,65%) e pela queda da renda real média (-1,9%). Na base de comparação mensal (Mai.19/Abr.19), houve um aumento de 1,88% no número de pessoas que estão inadimplentes em Minas Gerais.

O montante de endividados na faixa etária acima de 65 anos foi o que mais cresceu (+33,17%). Entre os gêneros, a inadimplência foi maior entre as mulheres, com crescimento de 1,39%. Já entre os homens, houve elevação de 1,22%.

Em relação às dívidas, em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Mai.19/Mai.18), houve redução de 1,77% no número de débitos vencidos. Na variação mensal (Mai.19/Abr.19), foi registrada uma alta de 2,06% no número de dívidas. Na abertura por faixa etária, a maioria das dívidas registradas também se concentrou entre as pessoas com mais de 65 anos (+27,27%).

Número de dívidas das empresas cai em maio após oito anos de crescimento

O número de dívidas das empresas mineiras, na comparação anual (Mai.19/Mai.18), apresentou queda de 2,55%. Essa é a primeira retração apresentada pelo indicador nesta base de comparação em oito anos. Já na variação mensal (Mai.19/Abr.18), a quantidade de contas em atraso subiu 1,06%. O número médio de dívidas das empresas em maio de 2019 foi de 1,94 por CNPJ, sendo esta a menor média da série histórica. No mesmo período do ano anterior era de 2,02 por empresa.

Já em relação a inadimplência, em maio deste ano, na variação anual (Mai.19/Mai.18), houve crescimento de 1,74% no número de pessoas jurídicas inadimplentes. Na base de comparação mensal (Mai.19/Abr.19), o endividamento das empresas cresceu 1,43%.