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Cresce o número de consumidores regularizando dívidas

Sugestão de Pauta

Mais consumidores da capital mineira encerraram o ano de 2012 com as contas em dia. É o que mostra o indicador de inadimplência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O número de cancelamentos de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL/BH, cresceu 9,29% no acumulado de 2012. De acordo com o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, o aumento dos cancelamentos de registros é reflexo da melhor situação econômica das famílias brasileiras. “A taxa de desemprego da Região Metropolitana de Belo Horizonte é uma das menores da história. Empregado e com maior renda mensal, o consumidor teve maior facilidade para quitar seus débitos. Além disso, a pressão do governo federal sobre os bancos comerciais implicou na redução dos juros ao consumidor. Facilitando a negociação com os bancos”, explica Falci.

Na comparação com o mês imediatamente anterior (Dez.12/Nov.12) o número de cancelamentos de registros apresentou queda de 29,74%. O grande número de cancelamentos em novembro é resultado da Campanha de Recuperação de Crédito da CDL/BH, tornando dezembro uma base fraca de comparação. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o número de cancelamentos em dezembro teve crescimento de 3,73%.

Registros no SPC – O número de registros junto ao SPC da CDL/BH apresentou no acumulado do ano crescimento de 2,3%. “O emprego, a renda e o crédito alavancaram o setor de comércio no ano de 2012. Com melhor situação econômica, os consumidores se mostraram mais estimulados em ir às compras”, afirma Falci.

Comparando com o mês imediatamente anterior (Dez.12/Nov.12), dezembro apresentou queda de 23,62% no número de registro ao SPC. “O décimo terceiro salário permitiu que os consumidores não se endividassem para realizar suas compras. Além disso, a Campanha de recuperação de crédito, promovida pela CDL/BH em novembro, levou muitos consumidores a regularizarem suas dívidas.