Consumidor gastará cerca de 60% menos este ano com presente das mães, aponta pesquisa da CDL/BH

Belo Horizonte, 30 de abril de 2014 – Com renda disponível para consumo menor, resultado da alta da inflação, os consumidores da capital mineira desembolsarão menos este ano com o presente das mães. Isto é o que aponta a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizada no período de 9 a 24 de abril com 300 consumidores.

Para a maioria dos entrevistados (22,87%) o tíquete médio ficará entre R$ 30,01 e R$ 50. Ano passado a maioria dos consumidores entrevistados (23,62%) afirmou que gastaria entre R$ 100,01 e R$ 150. O valor de cada presente, para este ano, ficou assim dividido: de R$ 50,01 a R$ 75 (19,28% dos consumidores), de R$ 75,01 a R$ 100 (17,94%), de R$ 100,01 a R$ 150 (17,04%), até R$ 30 (6,73%), de R$ 200,01 a R$ 300 (6,28%), de R$ 150,01 a R$ 200 (5,83%), de R$ 300,01 a R$ 400 (2,69%) e acima de R$ 400 (1,35%).

Tíquete médio (%) 2014 2013
De R$ 30,01 a R$ 50 22,87 8,79
De R$ 50,01 a R$ 75 19,28 13,07
De R$ 75,01 a R$ 100 17,94 19,85
De R$ 100,01 a R$150 17,04 23,62
Até R$ 30 6,73 3,77
De R$ 200,01 a R$ 300 6,28 7,04
De R$ 150,01 a R$ 200 5,83 17,34
De R$ 300,01 a R$ 400 2,69 2,26
Acima de R$ 400 1,35 4,27

Evitando se endividar, o consumidor pagará as compras em dinheiro de acordo com 45,29% dos entrevistados. Ano passado ele optou pelo pagamento parcelado no cartão de crédito. As outras formas de pagamento preferidas para este ano são: parcelado no cartão de crédito (23,32%), cartão de débito (19,28%), à vista no cartão de crédito (8,07%), cartão da própria loja (1,35%), à vista no cheque (0,9%), parcelado no cartão da própria loja (0,9%), parcelado no cheque (0,45%) e parcelado no carnê/crediário (0,45%).

Local das compras – Procurando praticidade, o consumidor efetuará as compras na região onde mora (29,86% dos entrevistados). As outras opções escolhidas foram: shopping center (28,05%), não tem preferência (21,27%), região central / Hipercentro (5,88%), Savassi (4,98%), internet (4,07%), centros comerciais (3,17%), shopping popular (1,81%) e Barro Preto (0,9%).

Roupas continuam liderando a intenção de compra, mas a preferência por este produto aumentou em relação ao ano passado. De acordo com 32,74% dos consumidores este é o produto ideal para presentear, contra 25,71% dos entrevistados em 2013. Na pesquisa deste ano os calçados estão em segundo lugar (21,53% das respostas), seguido de perfumes/cosméticos (10,03%), joias/bijuterias (8,26%), flores (5,6%), bombons (5,01%), não tem preferência (2,95%), cama, mesa e banho (2,06%), eletrodomésticos (2,06%), CDs/DVDs (1,77%), Livraria e Papelaria (1,77%), utilidades domésticas (1,47%), telefone celular (1,18%), outros que incluem bolsa, cinto e bíblia (0,88%), eletroeletrônicos (0,88%), viagens (0,88%) e artigos de decoração (0,88%),

Atrativos – Na hora de fazer as compras os atrativos são: preço/valor dos produtos (35,87% dos consumidores), atendimento qualificado (28,25%), ambiente agradável (16,14%), qualidade/mix de produtos (5,83%), facilidades de pagamento (5,38%), segurança (2,24%), acesso/estacionamento (1,79%), proximidade de casa (1,79%), grife/marca (1,35%), sorteio de brindes (0,45%) e praticidade (0,45%). Do total de entrevistados, 0,45% não souberam responder.

As principais dificuldades que os consumidores encontram na hora das compras são: preço elevado dos produtos (56,16%), atendimento desqualificado (13,24%), lojas muito cheias (10,05%), qualidade/mix de produtos (3,65%), juros altos para empréstimos/parcelamentos (2,28%), falta de flexibilidade na negociação (1,83%), poucas formas de pagamento (0,46%) e poucas vagas de estacionamento (0,46%). De acordo com 11,87% dos entrevistados, não existe dificuldade na hora de efetuar as compras.

Data das compras – Como nos anos anteriores os consumidores deixarão as compras para a última hora. De acordo com 68,47% dos entrevistados, as compras só serão feitas no mês de maio; 14,86% afirmaram que vão comprar o presente em abril; 9,01% responderam que já compraram; 6,76% estão comprando e 0,9% comprarão em outra data.
Comemoração – Além do presente, a comemoração do Dia das Mães será feita com um almoço fora de casa, de acordo com a maioria dos entrevistados (36,07%). As outras comemorações serão: almoço em casa com os familiares (14,61%), jantar fora (7,76%), lanchar fora (2,74%), churrasco em casa (2,74%), viagem (1,37%) e ir ao cinema (0,91%). Grande parte dos entrevistados (33,79%) não fará nenhuma comemoração.

Situação financeira – Em comparação com 2013, a situação financeira de 42,86% dos entrevistados não sofreu alteração. Para 25,89% ela melhorou, pois houve aumento da renda; 8,48% responderam que melhorou, pois se sentem mais seguros no emprego; para 8,04% piorou pois a renda diminuiu; 5,8% disseram que melhorou, pois têm um emprego melhor; 4,91% acharam que piorou, pois estão desempregados; 3,57% afirmaram que piorou, pois se encontram endividados e 0,45% dos entrevistados disseram que a situação financeira piorou, pois aumentaram os gastos.

Perfil do entrevistado – A faixa predominante dos entrevistados é do sexo feminino (60,27%), tem renda de até quatro salários mínimos (90,18%) e tem até 45 anos (83,11%).

Assessoria de Imprensa da CDL/BH
Cristina Reis / Débora Oliveira