Confiança dos belo-horizontinos na economia atinge a maior pontuação desde 2016

Como resultado da melhora do cenário econômico nacional nos últimos meses, o Indicador de Confiança do Consumidor (ICC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) registrou a maior pontuação desde 2016, alcançando 52,5 pontos no 4º trimestre de 2017 (Out/Nov/Dez). No 3º trimestre de 2017 (Jul/Ago/Set), o indicador atingiu 50,4 pontos. De acordo com a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, a atual confiança dos consumidores é resultado da melhora dos indicadores de inflação e juros. “Com a economia apresentando sinais de recuperação a tendência é que as pessoas se sintam mais confiantes”, afirma.

O recorte da pesquisa por gênero mostrou que os homens estão mais confiantes (58,5 pontos) em relação à economia e às finanças pessoais. Entre as mulheres, o indicador ficou em 50,7 pontos. “Tais dados são explicados pelo desemprego entre o público feminino ser maior do que entre o masculino (15,8% entre as mulheres no 3º trim.17 e 13,2% entre os homens no 3º trim.17 – IBGE)”, explica a economista da CDL/BH.

Na segmentação por faixa etária, o Indicador de Confiança do Consumidor, no último trimestre de 2017, apontou que as pessoas acima de 65 anos são as mais otimistas com o futuro da economia do país. O índice dessa faixa etária foi de 57,4 pontos. “As pessoas acima dos 65 anos são mais experientes e conseguem ver a possibilidade de recuperação da economia”, analisa Ana Paula.

Percepção sobre os últimos seis meses é positiva

O indicador de condições gerais, que representa as percepções dos consumidores em relação ao cenário econômico e finanças pessoais nos últimos seis meses, registrou 46,0 pontos no 4º trim.17. Segundo a economista da CDL/BH, “este índice foi maior que o registrado no 3º trim.17 (44,6 pontos) e indica que os consumidores notaram uma melhora no ambiente econômico nos últimos meses”, comenta.

A percepção dos consumidores sobre a situação econômica do País nos últimos seis meses é positiva e registrou 35,0 pontos, indicando melhora (no 3º trimestre foi registrado 32,8 pontos). Já em relação às finanças pessoais, o indicador ficou em 56,6 pontos, ultrapassando os 56,4 pontos do 3º trim.17.

Cresce a expectativa para os próximos seis meses

Os consumidores estão otimistas em longo prazo com relação ao cenário econômico e às finanças pessoais para os próximos seis meses. O indicador de expectativa geral registrou 57,4 pontos no 4º trim.17 (Out/Nov/Dez). Já os indicadores de expectativa para o cenário econômico e para às finanças pessoais atingiram 51,1 e 63,7 pontos, respectivamente. “O belo-horizontino está confiante que a inflação e os juros continuarão em patamares menores. Com isso, ele terá mais renda disponível”, finaliza Ana Paula.

Metodologia – O Indicador de Confiança do Consumidor mensurado pela CDL/BH é formado por quatro indicadores individuais, sendo eles: condições atuais da economia brasileira, condições atuais das finanças pessoais, expectativa para a economia brasileira e expectativa para as finanças pessoais. A média desses indicadores é utilizada para o cálculo do indicador de confiança dos empresários.

Quando um desses indicadores vier abaixo de 50, indica que houve percepção de piora por parte dos consumidores. A escala do indicador varia de zero a cem. Onde zero indica a situação limite em que todos os entrevistados consideram que as condições gerais da economia e dos negócios “pioraram muito” e cem indica a situação máxima em que todos os entrevistados consideram que as condições gerais “melhoraram muito”.