Imprensa -

Condições das motocicletas que circulam em Belo Horizonte serão avaliadas na próxima semana

Sugestão de Pauta

Os motociclistas que transitarem pela avenida João Pinheiro na próxima terça-feira, dia 9, entre 10h e 12h30, serão convidados a parar e permitir que seus veículos e equipamentos sejam avaliados. A análise faz parte da campanha educativa “Ande Seguro”, uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), por meio da Câmara Setorial Duas Rodas. Durante a primeira parada educativa, em frente à sede da CDL/BH (avenida João Pinheiro, 495, bairro Boa Viagem) serão avaliados os seguintes itens: ano de fabricação da moto, capacetes, calçados, freios, pneus, rodas e condições gerais do veículo.

A campanha “Ande Seguro” tem a duração de três meses, e nesse período haverá abordagens educativas em pontos estratégicos de Belo Horizonte e em regiões com alto índice de acidentes detectados pela BHTrans. As paradas serão realizadas todas as terças e quintas-feiras de 10h às 12h e de 14h às 16h. O objetivo é atender cerca de seis mil motociclistas. Todos os motociclistas parados durante a campanha, além do check-up da moto, ganham a instalação da antena corta cerol, cartilha educativa e kit lanche. Eles também participam de sorteio de capacetes, luvas, dentre outros produtos.

Durante a campanha “Ande Seguro” em 2015 foi constatado que 69% das motocicletas que circulavam em Belo Horizonte e na região metropolitana estavam em boas condições de uso. A campanha abordou 868 motociclistas. Em 2014, durante a mesma campanha, foi constatado que 40,4% das motocicletas estavam em condições inapropriadas para o uso e 38,7% estavam com equipamentos de segurança inadequados.

Para o diretor da Câmara Setorial Duas Rodas da CDL/BH, Milton Furtado, a melhora das condições das motocicletas reflete uma mudança de comportamento. “Campanhas educativas como essa são extremamente importantes”, disse. “Em apenas dois meses de campanha no ano de 2015, o índice de acidentes com motociclistas caiu 10% na capital, na comparação com o mesmo período de 2014. Com isso tivemos uma economia de R$ 3.267.420,00 aos cofres públicos”, completou.

 

Serviço

Parada educativa “Ande Seguro”

Terça-feira, dia 9, de 10h às 12h30

Avenida João Pinheiro, 495, bairro Boa Viagem (porta da CDL/BH)