Imprensa -

Comércio de BH deve abrir 2,04 mil vagas para contratação temporária neste fim de ano

Sugestão de Pauta

Apesar do período de instabilidade econômica, o forte apelo emocional do Natal levará os consumidores às lojas neste fim de ano. E para atender a demanda, a estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é de que o comércio da capital contrate 2.048 empregados temporários. Destas vagas, a maioria (90,9%) será para o cargo de vendedor e 9,1% da oferta para a função de caixa.
(Gráfico 1)

Segundo o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, os empresários devem contratar menos neste ano, frente a 2015, devido à perspectiva de vendas menores para o Natal deste ano. “Mesmo assim, as lojas deverão receber um fluxo maior de consumidores. Os belo-horizontinos podem até comprar presentes de menor valor agregado, mas dificilmente deixarão a data passar em branco. E esse fator deve movimentar o varejo, principalmente, nas semanas que antecedem o Natal”, afirma. “E para garantir um bom atendimento à clientela parte dos negócios vai investir na contratação de temporários”, completa.

Pesquisa – Apesar da geração de 2,04 mil vagas, a pesquisa realizada pela CDL/BH mostrou que a maioria dos empresários da capital (90,5%) não deve contratar temporários neste ano. A principal justificativa para tal decisão é que o quadro atual da empresa atende a demanda da clientela, segundo 44,1% dos entrevistados. As demais justificativas são: queda nas vendas (26,1%); momento não favorável economicamente (13,3%) e redução dos gastos (7,4%). Os que não responderam totalizam 9,0% das respostas.
(Gráfico 2)

A pesquisa da CDL/BH também mostra que das empresas que não vão contratar temporários, a maioria (56,7%) possui até quatro funcionários. Segundo o presidente da CDL/BH esse dado demonstra o efeito negativo da desaceleração da atividade econômica, sobretudo, nos pequenos negócios. “São empresas com um menor faturamento e que possuem menores condições de absorver os impactos da economia”, afirma.
(Gráfico 3)

Já 5,5% dos empresários vão contratar empregados temporários neste fim de ano. Dentre essa parcela, a pretensão de 2,5% dos comerciantes é realizar contratações, mas em um volume inferior ao de 2015. Para 2,0% dos entrevistados a escala de contratação será semelhante ao do ano anterior e para 1,0% será maior. Não souberam responder 4,0% dos lojistas.

Ramo com maior oferta de vagas – E a maior parcela de empresários (36,4%) que vão contratar temporários neste fim do ano corresponde ao segmento de vestuário. Falci explica que a demanda nas lojas desse ramo é maior devido a preferência dos consumidores em presentear com roupas. “São itens de fácil escolha e com uma ampla variedade de preços. Dessa forma, as pessoas conseguem adequar melhor sua compra ao orçamento”, diz. Em seguida aparecem: calçados (27,3%); perfumes/cosméticos (18,2%); Papelarias e Livrarias (9,1%) e artigos diversos (9,1%).
(Gráfico 4)

Número de temporários por loja – De acordo com a pesquisa da CDL/BH, 81,8% dos empresários vão contratar apenas um funcionário temporário. “Essa oferta de vagas por loja está pequena devido a desaceleração da atividade econômica que vem impactando na queda nas vendas do varejo”, afirma o presidente da CDL/BH. Os que vão realizar entre duas e quatro contratações somam 18,2% dos entrevistados.
(Gráfico 5)

Dificuldade na hora da contratação – Os altos custos com a folha de pagamento são o principal dificultador dos empresários na hora da contratação dos temporários, conforme 54,5% dos entrevistados. Os demais obstáculos citados foram a falta de experiências dos candidatos (36,4%) e a falta de capacitação dos candidatos (9,1%).
(Gráfico 6)

Efetivação – A chance de efetivação é uma das vantagens que atrai muitas pessoas a se candidatarem às vagas temporárias. Entretanto, a possibilidade de efetivação neste ano anda em baixa, de acordo com 81,9% dos entrevistados. Mas para 18,2% dos empresários, essa probabilidade existe e ela é muito alta. Falci afirma que independentemente do cenário econômico, sempre haverá vagas para um bom funcionário. “O empregado temporário deve aproveitar a oportunidade para mostrar seu trabalho, atendendo bem a clientela e fazendo boas vendas. Para quem deseja crescer no varejo uma boa dica é investir em cursos de qualificação”, aconselha.
(Gráfico 7)

Cursos – A CDL/BH em parceria com o Centro Universitário UNA oferece vários cursos específicos para os setores de comércio e serviços. São cursos de curta-duração e que abordam temáticas como vendas e atendimento ao cliente. “Uma boa oportunidade para o profissional que deseja se candidatar a uma vaga temporária no varejo neste fim de ano”, finaliza o presidente da CDL/BH. Mais informações no site da CDL/BH www.cdlbh.com.br ou pelo telefone (31) 3249-1829.

Metodologia – A pesquisa realizada pela CDL/BH ouviu 199 empresários da capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte no período de 3 a 21 de outubro. O levantamento possui intervalos de confiança de 1,96 e erro máximo de 5,5%.